Connect with us

Alegrete do Piauí

1ª Jornada de Planejamento em Alegrete discute melhorias para a Cultura, Esporte e Turismo; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí na administração da prefeita, Lilian Alencar, realizou na noite desta segunda-feira, 07 de junho, a 1ª Jornada Municipal de Planejamento.

O evento aconteceu na Unidade Escolar Antônia de Sousa Alencar, em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte, Cultura e Turismo, abordando como tema “Discutindo as políticas públicas de Cultura, Turismo e Esporte”. A 1ª Jornada Municipal teve como finalidade discutir e elaborar sugestões que implementam políticas públicas no âmbito cultural, turístico e esportivo.

A prefeita Lilian Alencar agradeceu pelo comparecimentos de todos os agentes convocados para discutir políticas públicas de fomento à Cultura, Turismo e Esporte.

“Agradeço a cada um de vocês que compareceram na nossa I Jornada de Planejamento, para discutir as políticas públicas de cultura,  turismo e esporte de nossa cidade. É muito interessante estarmos nesse espaço”, disse a prefeita.


Conteúdo relacionado: 1ª Jornada Municipal de Planejamento em Alegrete vai discutir políticas de fomento à Cultura, Esporte e Turismo

Publicidade

Virgínia Célia, secretária de Educação do município falou durante o evento e destacou que o encontro é uma forma de demonstração clara do compromisso que a administração atual tem com a participação do povo e o respeito pela opinião popular. “Nos dividimos em grupos e eles discutiram, propondo sugestões, apontando onde estão os defeitos, apontando quais são as potencialidades das áreas de cultura, turismo e esporte do nosso município”, disse.

O material apresentado de acordo com a secretária será utilizado na composição de um plano municipal para melhorias em cada umas das áreas no tocante à cultura, turismo e esporte para um prazo curto, médio e longo.

O evento foi conduzido pelo palestrante Edson Ribeiro que falou da importância da primeira jornada. “Nós sabemos a importância que têm nossa opinião. Nós temos que participar ativamente da vida da nossa comunidade, do nosso município, mostrando os nossos desejos, anseios, o que a gente acha que poderia melhorar. É uma cobrança que temos de fazer, mas sabemos que temos que nos doarmos também. Hoje aqui estou muito feliz, quero agradecer a participação e dizer a vocês que é importante demais esse momento”, enfatizou.

Durante as discussões divididas em grupos, o Turismo destacou que foi debatido e feito uma avaliação no geral do turismo público e do turismo privado onde reivindicaram melhorias no estabelecimentos comerciais, por parte também do poder público, em trailers, trabalhando espaços com banheiro, banquinhos, organizado para receber as pessoas que passam na cidade. Foi elencado também melhorias no mercado público.

As potencialidades elencadas pelo grupo que foram lembradas são: Chapada da Pedra, o Morro do Gavião, a Barragem de Alegrete Velho.

Publicidade

Na parte financeira foi reivindicado divulgação, mais valorização, investimento e incentivo. Já as potencialidades no financeiro estão no comércio,  bares, trailers, restaurantes e os festejos católicos.

Sobre a cultura foi destacada necessidade de um espaço adequado para seu desenvolvimento no âmbito geral onde foi citado um ponto cultural para que seja estruturado e receber pessoas e para receber um teatro, música, poesia.

Na questão de potencialidades em Alegrete pode se destacar as pessoas que praticam a dança que já representou o município em Picos e em outros municípios, bem como a música que possui vários músicos de competências que as vezes são esquecidos. “Temos também pessoas que sabem pintar, bordar, artistas realmente da terra que faz essa parte de artesanato”, elencou o grupo de Cultura.

O grupo de Esportes destacou as potencialidades do município que são: o futebol, futsal, vôlei, handebol, futevôlei e o ciclismo. “O que a gente quer implantar, pois analisamos e vimos a necessidade de colocarmos o atletismo, porque envolve várias modalidades a questão do esporte”, destacou.

Melhorias na infraestrutura foram requeridas para o sistema predial como por exemplo o campo e duas quadras que são espaços para a prática esportiva em Alegrete. “A gente vai fazer projetos junto ao Estado, para conseguirmos construir para nossos jovens”, pontuou o grupo.

Publicidade

A zona rural também está dentro do projeto de melhorias para o esporte. Na 1ª Jornada Municipal foi enfatizada a necessidade de construção de um centro poliesportivo, bem como também requerido maior apoio técnico, manutenção dos centros esportivos e a aquisição de materiais esportivos.

O chefe de Departamento de Esportes, Lucas Manoel, disse que todos os pontos colocados são importantes, pois é a partir disso que podem ser desenvolvidas as políticas de melhorias. “Todos os pontos destacados são de grande relevância porque a partir disso serão trabalhadas políticas em prol de melhorias”, destacou.

Estiveram presentes: a prefeita Lila Alencar; a secretária de Educação, Virgínia Célia Alencar, o secretário de Agricultura, Júnior Sousa, o chefe de Departamento Esportivo, Lucas Manoel Pereira, o representante da Secretaria de Cultura, Alberto Vito de Alencar; os vereadores Caitana Oliveira, Luís Carlos, Erasmo Araújo e o presidente da Câmara Municipal, vereador Claudito Rodrigues (Cláudio do Milton),

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS