Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

31 novos agrotóxicos são liberados para o comércio no Brasil

Publicado

em

A farra dos agrotóxicos, iniciada este ano, parece mesmo estar longe do fim. Não bastassem as liberações já feitas pelo governo federal durante esses cinco meses de 2019, nesta terça-feira (21), no Diário Oficial da União, na Seção 1, Página 12, foi publicada mais uma lista com trinta e uma novas autorizações de agrotóxicos para serem comercializados e usados no país.

Desses 31 produtos, oito deles são classificados como “extremamente tóxicos”, cinco como “altamente tóxicos”, treze como “medianamente tóxicos” e cinco como “pouco tóxicos”. Vinte e nove deles são matérias-primas utilizadas em produtos formulados, aqueles que chegam para o produtor rural.

Este ano, mais de 150 agrotóxicos já foram liberados. Em 2018 foram 106 e, em 2017, 74. Essa corrida para a liberação de agrotóxicos no Brasil tem levado o governo de Jair Bolsonaro a receber inúmeras críticas, bem como a ministra responsável pelas liberações, Tereza Cristina, que fora deputada federal representante da chamada bancada do agronegócio. Foi ela a presidente da comissão especial que analisou o Projeto de Lei 6299/02 conhecido como o PL do Veneno.

Um dos argumentos da ministra para liberar tantos agrotóxicos no Brasil é que os órgãos responsáveis devem adotar procedimentos céleres para desburocratizar a análise. Entretanto, uma das razões para que haja essa burocracia é justamente a avaliação de riscos para a saúde humana e o meio ambiente, tanto que são necessários pareceres de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para a autorizar a liberação.

site do Congresso em Foco, que noticiou essas novas liberações, também disponibilizou a lista dos 31 produtos autorizados.

Publicidade

Clique aqui e veja a lista de agrotóxicos

Fonte: Green Me / Congresso em Foco


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS