5 dicas simples para economizar gasolina e aumentar a saúde do carro
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 17/02/19

5 dicas simples para economizar gasolina e aumentar a saúde do carro

Para quem pretende diminuir um pouco os valores comprometidos mensalmente no orçamento familiar, separamos 5 dicas que ajudarão a economizar combustível e, paralelamente a isso, a vida útil dos carros.

Ignição é o ‘ponto de partida’

Com o perdão do trocadilho, cuidar do sistema de ignição dos carros é, literalmente, o ponto de partida para economizar combustível e, com isso, preservar o motor.

“Manter o sistema de ignição, como cabo, bobinas e velas, em ordem, é fundamental. O ideal é verificar a cada 20 mil quilômetros rodados”, aconselha Faísca.

Use somente combustível de qualidade

A discrepância nos preços dos combustíveis entre um posto e outro, às vezes no mesmo bairro, tem explicação: a procedência deles.

É comum encontrar estabelecimentos que vendem o litro da gasolina por um preço bastante convidativo, próximo ao que o etanol é comercializado. Isso acontece, na maioria das vezes, porque a gasolina não é tão “pura” quanto deveria ser.

A adição de etanol e às vezes água, nos tanques, deixa a gasolina mais fraca e é extremamente prejudicial aos componentes do motor.

“O combustível adulterado desgasta as válvulas do motor, velas e bicos injetores, além de contaminar o óleo. Pode diminuir em até 60% a vida útil do motor”, alertou Faísca.

Uma injeção de economia

“É fundamental manter o sistema de injeção eletrônica revisado, fazendo periodicamente a limpeza dos bicos e verificando a pressão da bomba elétrica”.

Troca de óleo no tempo certo

“Não atrasar as trocas de óleo do motor do carro. Ela deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 10 meses. O que vencer primeiro”.

‘Olha a água’

“Verificar e substituir o aditivo do radiador uma vez por ano. Ele contém etilenoglicol e, por isso, o motor não trabalha gelado, evitando a carbonização, e nem superaquece, o que previne o desgaste e o aumento do consumo de combustível”.

 

 

Fonte: Meio Norte

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Fronteiras

Secretária de Educação de Fronteiras divulga mensagem em homenagem às mães. Veja!

Em um post publicado nas redes sociais, a professora Verônica Maria Pereira Ribeiro, homenageia as mães pelo seu dia, comemorado oficialmente hoje, domingo, dia 14 de maio. A mensagem traz

NOTÍCIA DESTAQUE

Balsa com cerca de 20 pessoas afunda em rio no norte do Piauí

Na manhã desta segunda-feira (04/09), por volta das 7h, a balsa que faz a travessia no Rio Longa, no povoado Entre Caatinga do município de Caxingó, na região norte do

Padre Marcos 0 Comments

Padre Marcos celebra 102 anos de devoção a Santo Antônio; veja a programação

A cidade de Padre Marcos se prepara para a realização do tradicional festejo do seu padroeiro, Santo Antônio, considerado o maior evento religioso do município, que este ano chega a