NOTÍCIA DESTAQUE

SIMÕES | Paróquia de São Simão realiza a primeira missa do vaqueiro e do agricultor; fotos

Publicado

em

A Paróquia de São Simão realizou neste domingo, 11, na cidade de Simões,  a primeira Missa do Vaqueiro e Agricultor, um evento de grandes proporções que a partir de então fará parte do calendário anual da Paróquia.

CLIQUE AQUI E VEJA O ÁLBUM DE FOTOS!

 O evento reuniu uma multidão de pessoas e teve início já bem cedo, às  5h da manhã, com a alvorada festiva, seguido da oração do Ofício da Imaculada Conceição e do café comunitário. Às 8h30 da manhã, dezenas de vaqueiros montados em seus cavalos, saíram pelas principais ruas da cidade, onde, com muita alegria, cantavam e aclamavam a todos ao som do berrante.

Na cavalgada, era visível a participação massiva de homens e mulheres, mas também de crianças e idosos, todos montados em seus animais e paramentados com a roupa que simboliza o vaqueiro. Por vários trechos da cidade, a comitiva de vaqueiros em cavalgada era recepcionada pelo público, que das calçadas e de suas casas acolhiam a todos com calorosas palmas.

Um exemplo nesta cavalgada foi o senhor João Miúdo, de 80 anos de idade, e Seu Thiago, de 70 anos, ambos residentes na comunidade Várzea Bela, que com muita animação percorreram mais de 22km em cima de seu cavalo para participar da Missa do Vaqueiro e Agricultor em Simões.

Publicidade

“Vim montado, e sempre participo desses momentos em toda região, sou vaqueiro, e até hoje tenho a disposição de correr no meio do mato e pegar um boi bravo” relatou o senhor João Miúdo, de 80 anos de idade.

Após a cavalgada, o padre Miguel Feitosa Pereira, pároco local, deu a benção dos vaqueiros, agricultores e animais, e em seguida, iniciou a Missa do Vaqueiro e Agricultor, que contou durante toda a sua liturgia, com a participação dos vaqueiros, das suas mulheres e das famílias de agricultores.

“Com certeza todas as nossas expectativas foram atendidas, mas mais ainda, superou aquilo que esperávamos. Nós tivemos a graça de encontrar com tantas pessoas que gostam desta festa, muitos que vieram por curiosidade e outro que vieram por amor. A alegria maior foi de ver no rosto das pessoas na possibilidade de esse encontro continuar” disse o Padre Miguel Feitosa, pároco da Paroquia São Simão.

O padre que fez referência à  necessidade de incentivar e valorizar essa cultura, afirmando que o evento passa a fazer parte do calendário de eventos  da Paróquia São Simão, demonstrando assim total satisfação com o resultado final de todo o evento. “Eu sou filho de agricultores, sou agricultor, aprendi desde sedo a gostar das coisas do campo e ter um zelo para com os animais, é tanto que em casa, quando vou de folga, o que mais me ajuda a reabastecer as forças e voltar para o trabalho na paroquia é o contato e o cuidado com os animais. Assim, estive em outras duas paróquias que encontrei um povo que também gosta e valoriza o homem do campo, e aqui damos continuidade a esse trabalho” afirmou o Padre Miguel.

“Para os vaqueiros que não vieram, transmito a mensagem que esta festa foi muito boa, e que na sua próxima edição, possamos estar todos reunidos aqui em Simões. E para todos que aqui estiveram, cada vaqueiro e agricultor, valeu apena celebrar com todos vocês, e que Deus nos abençoe, nos dê chuva e saúde para que possamos ter coragem para laborar com os animais, com a terra e com essa profissão que é bonita e boa de se viver” finalizou Padre Miguel Feitosa.

Publicidade

Durante a Missa estiveram presentes os pais do sacerdote, que mesmo com a idade avançada, tem acompanhado todo o trabalho que o religioso tem desenvolvido por todas as paroquias que tem passado.

 Ao final da Santa Missa, foram sorteados vários brindes para todos os vaqueiros que estavam presentes no local, finalizando a manhã, com uma simboliza volta de cavalo ao redor da praça matriz de Simões

Oprefeito municipal Francisco Dogizete Pereira (Doge) participou do evento e elogiou a iniciativa. “Quero aqui parabenizar a igreja católica por esta brilhante idéia de fazer essa homenagem ao vaqueiro e agricultor da nossa região, pois temos que resgatar um pouco da nossa história. Sabemos que ambos foram de vital importância para o desenvolvimento do município e no Nordeste” disse.

 Em entrevista, o gestor reforçou o apoio do governo municipal.  “Fico orgulho por ser Prefeito de uma cidade de pessoas atuantes em todos os setores , e quero deixar claro que a prefeitura esta dando todo apoio  e vamos fazer de tudo para que no próximo ano possamos realizar um evento muito maior”.

 

Publicidade

Francisco Manoel de Carvalho, com 34 anos de vaquejada, também falou da alegria. “Eu como vaqueiro nordestino há  mais de 30 anos fico muito feliz e orgulhoso de ver esta homenagem que foi feita pelo padre Miguel e toda a Paróquia de São Simão, porque o vaqueiro e o agricultor estavam praticamente esquecidos e espero que agora com esse evento o pessoal volte a ter o amor pela vaquejada, este esporte maravilhoso que contagia trazendo alegria a todos que podem ter o prazer de assistir ou participar”.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile