Adapi prorroga campanha contra aftosa no Piauí após greve dos caminhoneiros
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 05/06/18

Adapi prorroga campanha contra aftosa no Piauí após greve dos caminhoneiros

Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) prorrogou o prazo da vacinação contra a febre aftosa para os rebanhos de bois e búfalos em todo o estado. O atraso na entrega da vacina nos postos distribuidores por conta da greve de caminhoneiros foi um dos motivos que fez o Piauí solicitar a prorrogação junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com a prorrogação, os proprietários de rebanhos bovinos e bubalinos do Piauí têm até o dia 15 de junho para comprar a vacina nas revendas. O prazo para certificação da vacinação vai até 30 de junho.

O Piauí tem um rebanho de mais de 1 milhão e 650 mil cabeças de gado, de acordo com a Adapi. A meta deste ano é manter a vacinação acima de 90%. De acordo com o gerente de defesa sanitária animal da Adapi, Idílio Moura, além da greve de caminhoneiros, um problema no sistema de registro de dados também levou o estado a pedir prorrogação do prazo.

“Os motivos principais da prorrogação da primeira etapa da campanha de vacinação foram por problemas técnicos e operacionais no sistema informatizado da Adapi e também a logística na distribuição e fornecimento de vacinas por parte de distribuidores para revenda, por conta da greve de caminhoneiros que comprometeu de sobremaneira a logística”, explicou.

O último registro de foco de Febre Aftosa no Piauí foi em 1997. A meta do estado é conseguir o selo de estado livre da doença em 2020. Com o selo, não há necessidade de vacinação do rebanho.

A vacinação contra a febra aftosa acontece em duas etapas: a primeira, em maio, é para todos os bovinos e babulinos; e a segunda, em novembro, apenas para os animais com até 24 meses de idade.

Por conta do problema no sistema de informação, a Adapi não tem índices de percentual do rebanho que já foi vacinado. De acordo com a Agência, tanto o problema de distribuição de vacinas como o de registro informatizado já estão resolvidos.

“Agora a situação já está resolvida e esperamos atingir nossa meta de alcançar vacinação superior a 90%. Esperamos que os criadores vacinem o quanto antes os seus animais e certifiquem no escritório da Adapi”, disse Idílio Moura.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

PM de Santo Antônio de Lisboa faz buscas, não localiza corpo de criança e não descarta que informação seja mentirosa

A Polícia Militar do Grupamento de Santo Antônio de Lisboa apura a informação de que uma criança teria sido encontrada morta em um banheiro abandonado no prédio de uma fábrica

NOTÍCIA DESTAQUE

 Força Tática de Paulistana apreende carro de luxo com registro de apropriação indébita

Policiais da Força Tática de Paulistana, localizada  a 400 km de Teresina, realizaram a apreensão de um veículo  de luxo modelo Pajero, da Mitsubishi, placa MUZ 4176 Macéio/AL,  que era conduzido

NOTÍCIA DESTAQUE

Idoso morre em acidente entre carro e moto na BR 407, no povoado Ambrósio

Um acidente ocorrido por volta das 11h desta terça-feira (12), na BR 407, município de Geminiano, provocou a morte de um idoso identificado por Francisco Acelino. Segundo informações de testemunhas,