Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Agentes penitenciários do Piauí vão conter crise no Pará após massacre com 58 mortos

Publicado

em

Carlos Edilson, titular da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), na última quinta-feira (1º/08), participou da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Diretos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil. O evento foi realizado no Rio de Janeiro, contando com a participação de representantes dos demais estados. O gestor ainda confirmou o enviou de agentes penitenciários ao Pará, para que possam ajudar a conter a crise no sistema prisional naquele estado.

Dentre os temas debatidos no evento, estiveram na pauta as estruturações dos presídios no país, sistemas de informação, uniformização de progressão de penas e aplicação de medidas, concessão de benefícios aos presos e abertura de novas vagas no sistema prisional.

Para Carlos Edilson, o encontro foi importante para se debater temas atuais em relação às políticas públicas voltadas para a segurança pública e que envolvem o sistema prisional dos estados. “O evento serviu, sobretudo, para discutirmos medidas e ações de melhorias e combate às forças contrárias ao Estado no sistema prisional. Estamos trabalhando para manter a disciplina e a ordem em nossas unidades”, ressaltou o gestor.

Secretário Carlos Edilson confirma o envio de quatro agentes ao Pará (Foto: Divulgação)

A reunião possibilitou, também, um empenho dos estados para unir esforços e cederem agentes penitenciários para a Força de Intervenção Penitenciária, que atuará na retomada dos procedimentos disciplinares no estado do Pará. A Secretaria da Justiça do Piauí enviará quatro homens para o reforço das ações no estado da região norte.

MASSACRE NO PARÁ

O massacre no presídio de Altamira, Sudeste do Pará, começou após um grupo de presos render agente penitenciário que encontrou facas e estoques durante revista, de acordo com o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil do Pará (OAB-PA), Eduardo Imbiriba. Dos 58 mortos, ao menos 16 foram decapitados com armas artesanais.

Publicidade

Segundo o secretário, após a rendição do agente, integrantes da facção criminosa Comando Classe A (CCA) invadiram o anexo onde estavam detentos que pertenciam ao Comando Vermelho (CV) e os homicídios foram realizados com as armas brancas que estavam escondidas.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS