Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Agronegócio coloca o Piauí entre os cinco Estados como maior crescimento em 2017

Publicado

em

Demonizado por movimentos sociais ligados aos PT, partido do governador Wellington Dias, o agronegócio foi responsável pela expansão de 4,6% do Produto Interno Bruto do Piauí em 2017. O Estado é o quinto numa lista de unidades da Federação com maior crescimento da economia.

Os dados estão em reportagem publicada neste domingo pelo jornal Folha de São Paulo, que coloca o Maranhão como líder desse desempenho favorável na economia, com crescimento de 9,70%, igualmente impulsionado pelo agronegócio. O Maranhão é governado por Flávio Dino, do PCdoB, outro partido que ataca essa atividade econômica.

Lavoura de soja em Uruçuí, Sudoeste do Piauí: contribuição para o PIB
Lavoura de soja em Uruçuí, Sudoeste do Piauí: contribuição para o PIB

A reportagem da Folha de São Paulo se baseia em levantamento feito pelo Itaú Unibanco, com base de dados do IBGE, e revela que, à exceção do Amazonas, os cinco Estados com maior crescimento econômico em 2017 basearam essa expansão nas boas safras agrícolas.

No ano passado, a economia brasileira cresceu a uma taxa de 1%, ante uma redução de 3,6% em 2016. O Sudeste, que concentra a maior parte do PIB do país, teve crescimento negativo de 0,7%, enquanto o Sul teve melhor performance, com 3,4%, seguido pelo Norte (2,6%), Centro-Oeste (2,4%) e Nordeste (1,7%).

O crescimento de 1,7% do Nordeste pode ser explicado pelo desempenho negativo das economias de Sergipe (-3,1%), Paraíba (-1%) e Rio Grande do Norte (-0,8%), além da quase paralisação da economia baiana, que cresceu somente 0,3% no ano passado.

Na reportagem, a Folha informa ainda que o Itaú prevê um crescimento de 3% para a economia brasileira neste ano e de 3,7% para 2019. Mesmo assim, ainda não será suficiente para ampliar suavizar os efeitos da recessão de 2015 e 2016. Segundo o jornal, do segundo trimestre de 2014 até o ano passado, o PIB do país ficou 5,3% mais baixo.

Publicidade

Os dez estados com maior crescimento do PIB em 2017

Maranhão – 9,7%

Mato Grosso – 8,7%

Mato Grosso do Sul – 5,7%

Amazonas – 4,7%

Piauí – 4,6%

Publicidade

Paraná – 4%

Santa Catarina – 3,6%

Rio Grande do Sul – 3,4%

Pernambuco – 3,1%

Roraima – 3,1%

Publicidade

Fonte: Folha/Itaú/IBGE.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS