Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Água distribuída em Picos possui substância que pode formar cálculo renal

Publicado

em

Um dos temas que mais preocupa a população mundial é a qualidade da água consumida. Em Picos, a potabilidade do recurso natural atende aos padrões legais determinados pelo Ministério da Saúde. Porém quanto a sua composição, a mesma é alcalina e possui o oxalato de cálcio, substância que pode provocar cálculo renal.

Segundo a coordenadora técnica do Laboratório de Qualidade da Água da Agespisa/ Regional de Picos, Otávia Caraca, a caracterização da água distribuída em Picos por si só não é a causa para formação de cálculo renal. Outros fatores devem ser levados em consideração como a quantidade de água ingerida e hábitos alimentares.

“A água é vital para a nossa saúde. Então o ser humano precisa ter o controle no seu organismo e se não tomar a água de forma correta vai causar danos à sua saúde. A água de Picos é alcalina com a presença o oxalato de cálcio, substância que pode ocasionar cálculo renal, mas não quer dizer que ocasione. Se a pessoa não toma a quantidade de água adequada vai acumular resíduos e se os alimentares não forem saudáveis pode colaborar para o problema de saúde”, afirmou Otávia Caraca.

Otávia Caraca explicou ainda que mensalmente os 25 poços de abastecimento hídrico da área urbana de Picos são monitorados. Por mês são colhidas 74 amostras da rede de água distribuída, além da aferição direta nos poços.

A composição da água de Picos é alcalina com PH em torno de 7,8%.

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS