Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA 35 ANOS | Missa em Ação de Graças celebra aniversário de emancipação política; fotos

Publicado

em

Alagoinha do Piauí celebrou com missa em ação de graças os 35 anos de emancipação política. O ato aconteceu na noite desta sexta-feira, 09 de abril, data em que comemora aniversário.

A missa foi celebrada na igreja de São João Batista pelo padre Sérgio Leal, vigário paroquial da Área Pastoral de Alagoinha, pertencente a Paróquia Santana Ana instalada em Monsenhor Hipólito.

Durante a celebração destacou três pontos positivos característicos do povo alagoinhense.

“O orgulho positivo que o povo dessa terra tem em ser dessa terra e quando alguém mostrava a bandeira do município eu via o encantamento no olhar. Quando alguém mandava para mim o hino simbolizava com gestos de positividade e de amor próprio de quem é feliz por ser daqui. Percebo aqui e me identifico que é o amor naquilo que particulariza vocês seja o festejo, seja bandeira ou hino. O segundo ponto que me identifico é que aqui é um lugar que se come bem: vocês são fartos e generosos. O terceiro ponto é que aqui é um povo de fé e que reza […] de todos os presentes que a gente pode receber ou oferecer Jesus é o maior deles”, disse o padre Sérgio durante a homilia.

O prefeito Jorismar Rocha representando o Poder Executivo, esteve presente na missa e parabenizou Alagoinha por seus 35 anos de emancipação política.

Publicidade

“Estamos aqui em um momento de alegria pela passagem de aniversário da nossa querida Alagoinha do Piauí pelos 35 anos de emancipação política. […] nosso município é de pessoas católicas, alegres, e que vocês são testemunhas que todas as comemorações de aniversários aqui realizadas eram feitas em três dias, 07, 08 e 09 de abril. No ano passado e neste ano não pudemos realizar as outras festas no nosso município. Estamos em um período em que tem vários irmãos pelo Piauí e pelo mundo morrendo por causa do coronavírus, e mesmo não sendo irmãos de sangue, são irmãos em Cristo”, disse. “Estamos passando um período muito triste. Era um imenso prazer se pudéssemos estar todos reunidos para comemorar o aniversário do nosso município”, acrescentou.

Jorismar fez um apelo, durante a missa, pedindo que as pessoas colaborem com as medidas de prevenção e aproveitou para chamar atenção dos jovens, principalmente.

“Peço a juventude que nos assiste através do Facebook que pense, analise e diminua as festas, as brincadeiras, e os passeios neste período em que devemos evitar aglomerações. Dessa forma evita levar o vírus para a casa dos pais, dos avós, dos tios. Hoje não temos nem enfermarias, UTI, hospitais públicos e privados. De uma forma geral, que todos cumpram rigorosamente as medidas preventivas em relação à doença, as normas e protocolos orientados pelos médicos, pela ciência para que possamos reduzir e até zerar os casos no nosso município”, alertou.

“Agradeço a todos vocês pela participação e ao Pe. Sérgio pela celebração. Não poderia deixar de realizar a Missa em Ação de Graças em comemoração ao aniversário de Alagoinha do Piauí de 35 anos de emancipação política. Estamos juntos com o vice-prefeito e com os vereadores para que possamos fazer melhorias para o nosso município tendo em vista as nossas possibilidades. Mais uma vez o meu muito obrigado”, concluiu o prefeito Jorismar Rocha.

Alagoinha do Piauí data do Século XVIII quando o português João Raimundo chega da Bahia e se instala em Areia Branca. Depois, sucessivas famílias foram chegando do Ceará, Paraiba, e Rio Grande do Norte e foram habitando a região. As famílias que ergueram o município e lhe deram origem foram: Brito, Fialho, Lima e Dias de Medeiros. Povoado pertencente ao município de Pio IX, Alagoinha foi emancipada por força da Lei Estadual 4.042 promulgada em 09 de abril de1986 pelo governador Hugo Napoleão.

Samuel Nascimento escritor e poeta alagoinhense leu um texto em homenagem ao município

Publicidade

Alagoinha do Piauí – 35 anos

“Mais um ‘Nove de abril’. E a cidade menina emancipada em 1986 segue seu percurso de crescimento, encantos e emoções. Das pequenas veredas, abertas ao redor da pequena lagoa, para ruas, avenidas, quarteirões, corações, o endereço de ‘nosso lugar no mundo’.

Parafraseando o francês Antoine de Saint-Exupéry, “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. E ela, nossa Alagoinha, nos cativa diariamente. E nós também a cativamos. Nós a construímos. São nossos amores, nossas lutas, nosso saber, nosso suor e nossas pegadas deixadas em sua história que a torna tão importante para nós e singular no mundo.

Uma cidade menina de muitas histórias. As Pinturas Rupestres do Sítio Arqueológico Rancho Neneia estão aí para testemunhar. Histórias também dos humildes e corajosos que, enquanto tudo ainda era apenas um sonho audacioso, bradaram a decisão: “É aqui que vou morar”.

Histórias dos que lutaram por sua independência, por seu desenvolvimento e pela felicidade de nossa gente. Histórias de nosso Povo Guerreiro “ao tirar da mãe terra o seu sustento”, (em trecho de nosso Hino Municipal de autoria da professora Fidélia Rocha), testemunho verídico de um povo trabalhador.

Publicidade

Guerreiros também e sonhadores, os que partem em busca de conhecimento, regressando para compartilhar seus dons em nossa terra. Guerreiros também e saudosistas, os que partiram para longe por motivos diversos, mas sem esquecer a terra natal.

Parafraseando o SALMO 136, o amor também nos permite dizer: “Que se prenda minha língua ao céu da boca, se de ti Alagoinha eu me esquecer”.

ALAGOINHA: uma cidade menina cheia de encantos.

“Encantos nos deixados por Deus, como as cheias do Rio Marçal, as formações rochosas do Água Turva e a beleza do crepúsculo vespertino entre as carnaúbas da Rua São Miguel.

Encantos nas expressões artísticas de nossa gente: São Gonçalo, Reisado, Sarunda, artesanato no barro, na palha e no couro, sanfoneiros, músicos e poetas para versar a beleza da vida. Encantos manifestados na religiosidade de nosso povo. Na devoção a São João Batista e na luta esperançosa por dias melhores em um mundo mais justo e igualitário.

Publicidade

A felicidade mora nas ‘coisas pequenas’. Há muito de felicidade nos momentos sinceros que nossa terra humilde, porém carinhosa, nos oferece.

Hoje também recordamos os 3 meses da chegada do Pe. Sérgio Leal a nossa querida comunidade. Um sacerdote repleto de humanidade e amor a Deus. Amor a Deus presente na dedicação. No carinho pela Casa de Deus e no cuidado ao rebanho que Deus o confiou.

Grande humanidade presente em suas homilias poéticas, onde percebe-se o sacerdote que é gente, que sente e que desfruta de graça e inspiração divina”.

Ao Pe. Sérgio, nosso eterno abraço de boas-vindas.

A nossa querida Alagoinha, “Terra de Sonhos e Valores mil”, o nosso amor. Hoje e sempre.

Publicidade

PARABÉNS TERRA QUERIDA!

Poeta Samuel Nascimento
Alagoinha do Piauí-PI
9 de abril de 2021

Na missa estiveram presentes o prefeito Jorismar ao lado da primeira-dama Anatália Rocha, o vice-prefeito Cícero Alberto e esposa Iolanda Lima, vereadores, lideranças políticas, autoridades civis e religiosas.

Veja todas as fotos da missa em ação de graças


CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS 


Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS