Connect with us

Alegrete do Piauí

Alegrete do Piauí promove Plenária Municipal de Saúde; fotos

Publicado

em

Promovida pela Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí, que tem como gestor Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho,  através da Secretaria de Saúde, pasta gerida por Rayara Carvalho, a Plenária Municipal de Saúde realizada na manhã desta quarta-feira (10), no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na rua Gregório Ramos, 96, tratou como tema “Democracia e Saúde: Diálogo numa sociedade em desenvolvimento” reunindo  sociedade civil, autoridades municipais e profissionais da saúde.

A secretária Municipal de Saúde, Rayara Carvalho, decretou oficialmente a abertura do evento e no início de sua oratória, fez saudações às autoridades e ao público em geral, bem como felicitou os servidores da Saúde alegretense pela participação na plenária.

“A saúde é um dos mais importantes eixos. Temos que discutir nossos serviços e atendimentos para que assim possamos propor mais qualidade de vida e melhor assistência ao povo de nosso município. Agradeço aqui a cada um dos nossos servidores da Saúde em todas as funções, e, à todas as pessoas que vieram participar “, enfatizou a secretária.

Palestrante magna, a enfermeira e especialista em Saúde Pública, Jannaina Alencar, fez um apanhado histórico, desde o tempo da criação do Sistema Único de Saúde, referenciando como um dos melhores sistemas de atendimento de saúde pública e gratuita do mundo.

“O SUS, é o sistema integral que garante acesso universal e igualitário à população brasileira do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos” pontuou.

A conferencista apresentou alguns tipos de tratamento que o Sistema Único de Saúde oferece ao povo brasileiro e relatou ainda que a falta dele dificultaria ainda mais a vida da população.

Publicidade

“O SUS oferece o Sistema Nacional de Transplantes; sistema de hemocentro; resgate de emergências e e atendimentos pré-hospitalares em situações de acidentes; distribuições de medicamentos para o controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes; sistema de vacinação e imunização de milhões de pessoas em prazo de uma semana; produção de vacinas para as doenças negligenciadas ou emergentes; expansão do programa saúde da família e a melhoria dos indicadores” pontuou.

“Imagine só a gente sem o SUS. Seria caótica a nossa situação de saúde!”, salientou defendendo a existência do sistema de saúde”.

No evento foi apresentado dados sobre a situação da Saúde a nível, e discutidas propostas como: Implementação da coleta seletiva; adequação do PNI com instalação de uma Câmara fria; estimular parceria entre educação e saúde; exigir o cartão de vacina atualizado no ato da matrícula escolar; implementar a caderneta do adolescente no âmbito escolar; contratação temporária de psiquiatra para triagem e diagnóstico de necessidades especiais; programa de combate ao alcoolismo e outras drogas; elaboração e implementação do plano de Carreira dos profissionais da saúde.

Foram nomeados quatro pessoas para representar Alegrete na Conferência Estadual em Teresina e na Confederal Nacional, em Brasília. São eles: Luís Alencar (Acs usuário do Sus), Paula (usuária do sus), Mylena Araújo (profissional da saúde), Luís Carlos (gestão).

Na Plenária marcaram presença, a secretária Saúde – Rayara Carvalho; a secretária de Assistência Social – Adricia Sousa; o coordenador do Departamento de Esportes, Dedito Otaviano Silva; o secretário de Cultura, Iago Sousa; o presidente da Câmara, Constâncio Nicolau Ramos; representante do prefeito, a primeira-dama – Jéssika Alencar; os vereadores presentes: Erasmo Araújo, Lucemberg Alencar. A presença do padre Antônio Ismael de Holanda; a professora Maristela Isabel e  vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, juntamente com a Equipe do do Núcleo de Apoio à Saúde da Família formada por: Ana Carla Bezerra, Bruna Alencar, Rayane Coelho, Mylena Araújo.

Publicidade

Foi registrada também a presença dos doutores: Dra. Helena Alencar, Dr. Lincoln, Dr. Wescley Alencar.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS