Alepi analisa projeto que cria unidade da polícia civil de proteção à mulher
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 18/12/17

Alepi analisa projeto que cria unidade da polícia civil de proteção à mulher

A governadora em exercício Margarete Coelho (Progressistas) enviou a Assembleia legislativa o Projeto de lei nº 53, de 12 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a criação do Departamento Estadual de Proteção à Mulher – DEPM, unidade de execução da Polícia Civil do Estado do Piauí subordinada ao Delegado Geral da Polícia Civil.

O objetivo do novo órgão é acompanhar todos os inquéritos policiais instaurados para apurar atos de violência; coordenar as atuações dos demais órgãos integrantes. À Divisão de Estudos Especializados em Violência de Gênero – DEEVG compete : a consolidação dos dados estatísticos dos sistemas da Polícia Civil, o planejamento, avaliação e elaboração de projetos para a formação dos policiais civis. A Divisão de Estudos Especializados em Violência do Gênero contará com uma Coordenação Pedagógica e uma Coordenação de Ensino e Pesquisa.

O artigo 5º do Projeto define que a Delegacia de Mulheres Desaparecidas – DMD, com atribuição em todo o território do Piauí compete prevenir ou reprimir atos criminosos, apurar crimes de homicídio doloso de autoria não identificada. Compete às Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, investigar violência sexual ou psicológica contra as mulheres, na esfera pública ou privada. Adotar protocolo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no que diz respeito a realização de cirurgias plásticas reparadoras de sequelas causadas por atos de violência contra a mulher.

O projeto define, ainda, que a Delegacia Especializada em Feminicídio -DEF compete enfrentar esse tipo de crime contra mulheres, travestis e transexuais; isolar e preservar o local do crime como estabelece o Código de Processo Penal.

Também regulariza as normas da Central de Flagrantes Metropolitana de Gênero, situada em Teresina. Haverá uma Coordenadoria de Inteligência para monitorar os dados estatísticos e aplicação de Protocolos e Metodologias Investigatórias nos crimes afetos à sua competência.

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Jaicós

Espaço Maiara Hair promove dia de beleza para mulheres que trabalham no lixão de Jaicós

Mulheres que trabalham no lixão do município de Jaicós puderam ter uma manhã diferente no último domingo (09). O Espaço Maiara Hair, promoveu para as mulheres uma manhã de cuidados

NOTÍCIA DESTAQUE

Caminhão colide contra casa no bairro Altamira em Picos

Uma família da cidade de Picos passou por um grande susto na madrugada desta quinta-feira (21). Todos dormiam quando foram surpreendidos por um caminhão sem controle que colidiu contra a

NOTÍCIA DESTAQUE

Bocaina registra 2º caso positivo para COVID-19 em menos de 24 horas

Foi confirmado o segundo caso positivo para o novo coronavírus (COVID-19), na cidade de Bocaina, de acordo com nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (19). O paciente