Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Aluno do Piauí obtém maior nota já registrada no Enem

Publicado

em

A educação do Piauí acaba de entrar mais uma vez para a história: o estudante Vitor Melo Rebelo, de 18 anos de idade, alcançou a maior nota já registrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Vitor Melo, se apresentou como o dono da maior nota já registrada no Enem com 1.008,3 pontos na prova de Matemática, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligada ao Ministério da Educação (MEC). Aluno do Instituto Dom Barreto, em Teresina, no Piauí, Vítor acertou 45 questões e superou a marca anterior, de 973,6, obtida na edição de 2014. O jovem, que planeja cursar Medicina na Universidade Federal do Piauí, teve uma média geral de 841,8 pontos no exame.

— Eu fechei a prova, consegui acertar 100% da prova de Matemática. Eu não tenho confirmado se a minha nota geral foi a maior do Brasil, mas não acredito que outro estudante tenha obtido uma nota maior — afirmou Vitor.

No ano passado, o estudante já havia conseguido vaga para os cursos de Engenharia da Computação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp), Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e Medicina nas faculdades Novafapi e Facid, de Teresina.

— Eu continuei estudando porque não queria cursar Engenharia, mas Medicina. Esse é o meu sonho e agora vou estudar na Universidade Federal do Piauí — disse Vítor, que concluiu o ensino médio há um ano e passou a estudar sozinho em casa e a assistir a aulas como ouvinte.

Publicidade

Filho de um promotor de Justiça, Vitor manteve uma rotina de seis horas diárias de estudo. Fã de Matemática, Física e Química, o estudante chegou a ser premiado em um torneio internacional de Física:

— Sempre estudei muito, focado em cursar Medicina. Tive o apoio de meus pais e dos professores do Instituto Dom Barreto.

O Enem e foi mais uma conquista de Vitor, que já foi aprovado em 12 vestibulares. Dentre os 12 vestibulares que Vitor, aos 18 anos, já havia sido aprovado, estão os cursos de Engenharia da Computação da Universidade de São Paulo (USP), de Engenharia Civil da Universidade de Campinas (Unicamp), de Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e de Medicina nas faculdades Novafapi e Facid, ambas em Teresina. Seu objetivo é cursar Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O resultado acima de mil pontos — a nota máxima da redação do exame — chamou a atenção para a metodologia utilizada na correção do Enem. O Ministério da Educação utiliza um modelo estatístico, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada questão. A coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova também é um critério para a nota final. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final e pode ultrapassar os mil pontos.

 

Publicidade
Fonte: O Olho e O Globo
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS