Aluno do Piauí obtém maior nota  já registrada no Enem
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 09/01/16

Aluno do Piauí obtém maior nota já registrada no Enem

A educação do Piauí acaba de entrar mais uma vez para a história: o estudante Vitor Melo Rebelo, de 18 anos de idade, alcançou a maior nota já registrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Vitor Melo, se apresentou como o dono da maior nota já registrada no Enem com 1.008,3 pontos na prova de Matemática, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligada ao Ministério da Educação (MEC). Aluno do Instituto Dom Barreto, em Teresina, no Piauí, Vítor acertou 45 questões e superou a marca anterior, de 973,6, obtida na edição de 2014. O jovem, que planeja cursar Medicina na Universidade Federal do Piauí, teve uma média geral de 841,8 pontos no exame.

— Eu fechei a prova, consegui acertar 100% da prova de Matemática. Eu não tenho confirmado se a minha nota geral foi a maior do Brasil, mas não acredito que outro estudante tenha obtido uma nota maior — afirmou Vitor.

No ano passado, o estudante já havia conseguido vaga para os cursos de Engenharia da Computação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp), Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e Medicina nas faculdades Novafapi e Facid, de Teresina.

— Eu continuei estudando porque não queria cursar Engenharia, mas Medicina. Esse é o meu sonho e agora vou estudar na Universidade Federal do Piauí — disse Vítor, que concluiu o ensino médio há um ano e passou a estudar sozinho em casa e a assistir a aulas como ouvinte.

Filho de um promotor de Justiça, Vitor manteve uma rotina de seis horas diárias de estudo. Fã de Matemática, Física e Química, o estudante chegou a ser premiado em um torneio internacional de Física:

— Sempre estudei muito, focado em cursar Medicina. Tive o apoio de meus pais e dos professores do Instituto Dom Barreto.

O Enem e foi mais uma conquista de Vitor, que já foi aprovado em 12 vestibulares. Dentre os 12 vestibulares que Vitor, aos 18 anos, já havia sido aprovado, estão os cursos de Engenharia da Computação da Universidade de São Paulo (USP), de Engenharia Civil da Universidade de Campinas (Unicamp), de Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e de Medicina nas faculdades Novafapi e Facid, ambas em Teresina. Seu objetivo é cursar Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O resultado acima de mil pontos — a nota máxima da redação do exame — chamou a atenção para a metodologia utilizada na correção do Enem. O Ministério da Educação utiliza um modelo estatístico, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada questão. A coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova também é um critério para a nota final. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final e pode ultrapassar os mil pontos.

 

Fonte: O Olho e O Globo

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Taxa de subutilização da força de trabalho cai no Piauí

O Piauí apresentou, no primeiro trimestre desse ano, o segundo maior percentual de trabalhadores que estão subutilizados. Essa referência diz respeito aos desocupados, subocupados por insuficiência de horas trabalhadas e

Massapê do Piauí 0 Comments

Rede municipal de ensino de Massapê inicia as aulas na segunda-feira (20)

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí através da Secretária de Educação iniciará na próxima segunda-feira (20), as aulas da rede municipal de ensino, quando os professores e mais de

Patos do Piauí

Em Plenária, Patos do Piauí discute melhorias para Educação

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, por meio da  Secretaria de Educação  realizou durante toda esta quinta-feira, 19, uma Plenária de Educação, etapa municipal para CONAE 2018. O evento, que