Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Alunos da escola Luiz Ubiraci em Vila Nova se destacam na redação do Enem; 980, 940 e 920 pontos

Publicado

em

A cidade de Vila Nova do Piauí mais uma vez é destaque no cenário educacional do estado do Piauí. Alunos da Unidade Escolar Estadual Luiz Ubiraci de Carvalho, se destacaram com notas expressivas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) divulgado nesta segunda-feira, 29 de março.

A escola estadual Luiz Ubiraci de Carvalho tem como diretora, a professora Ignez Silva. Em contato com nossa redação, a diretora Ignez, teceu elogios aos alunos pela pontuação alcançada, parabenizou também os professores da escola que se dedicaram e encararam com força de vontade um dos maiores inimigos que é a pandemia.

Diretora Ignez Silva durante evento de homenagem ao Dia da Mulher em Vila Nova / Arquivo Cidades Na Net

“Agradeço imensamente a Deus, aos pais, professores, alunos e toda comunidade escolar. Estou muito feliz com o resultado que os alunos alcançaram. Temos motivos para comemorar, pois as pontuações que eles conseguiram são expressivas em um exame tão concorrido e de alto nível. Quero aqui parabeniza-los por essa conquista, assim como também meu parabéns eu direciono aos professores e toda a equipe da escola que trabalha empenhada. Foi um ano desafiador com a chegada da pandemia, mas professores e alunos uniram esforços e como resultado estamos em destaque “, parabenizou a diretora, professora Ignez Silva.

A estudante da escola Adjanira da Silva Leal, obteve 980 pontos. A aluna sempre estudou em escola pública desde os anos iniciais até os dias de hoje.

“Vale ressaltar que sou de família humilde, sempre estudei em escola pública e concluí meu ensino médio na rede estadual da minha cidade. Nesse momento, o meu sentimento é de gratidão e dever cumprido, pois pude dar o meu melhor e obter o retorno desejado. Assim, o sucesso da pontuação de 980 foi mediante à instrução divina, ao apoio familiar, pois meus pais sempre incentivaram-me e acreditaram no meu potencial, e por meio do ensino proporcionado pelo curso do professor Rógi e lives do redação tática mil, no período de aulas remotas”, salientou.

Publicidade

A aluna agradeceu ao seu padrinho Hugo e ao professor de Língua Portuguesa,  Josciel Leal. “Agradeço também ao incentivo do meu padrinho Hugo Leal, dos meus amigos e do professor Josciel Leal, pelos ensinamentos proporcionando em período presencial. Enfim, agradeço a Deus e a todos que contribuíram de forma direta ou indireta”, concluiu Adjanira.

A Escola Estadual Luiz Ubiraci de Carvalho foi representada por mais alunos que obtiveram notas destaques na edição do Exame 2020.

Maria Cristina de Carvalho Lima consegui 940 pontos na redação e disse que um dos maiores receios em desempenhar bons resultados foi a chegada da pandemia do novo coronavírus.

“O ano de 2020 foi muito difícil e eu confesso que fiquei, sim, com receio de não ter uma boa nota, mas graças a Deus deu tudo certo. Eu fiquei muito grata, muito feliz ao mesmo tempo e tive certeza que vale a pena a dedicação e o esforço. E a palavra também é superação por ter vindo de escola pública e ter conseguido uma nota boa como essa na redação do ENEM”, destacou a aluna Cristina Lima.

Jacob Rocha Eremita alcançou 920 pontos na redação. Sobre o resultado ele disse que o feito se deve ao apoio de familiares como seus pais irmãos e ao corpo docente da unidade de ensino a qual estuda.

Publicidade

“Estou muito feliz, uma sensação de dever cumprido. Depois de tanto estudar, ver a minha nota se destacando é recompensador. Mesmo sendo aluno de escola pública e com as dificuldades por conta da pandemia, consegui com o apoio de meus pais, minha irmã (que nessa edição do Enem tirou 960 pontos na redação), meu irmão, colegas de aula que estudavam em grupo comigo e todo o corpo docente do meu colégio Luiz Ubiraci de Carvalho. Agradeço a todos. Essa nota é graças a Deus e a eles!”, declarou. “Tenho certeza que foi feito de um trabalho em conjunto”, completou o aluno.

Francikelle Batista é residente no povoado São João Batista. A aluna egressa da escola Luiz Ubiraci alcançou 880 pontos na redação no Enem 2020 e superou a nota da edição de 2019 que foi a pontuação de 860. “É um sentimento indescritível. Não esperava essa nota, pois o ano de 2020 foi um ano muito difícil e de certa forma prejudicou os estudos. porém perto da chegada do Enem me esforcei o bastante, pois tenho um sonho a ser realizado”, disse a aluna egressa que já cursa Matemática na Universidade Federal do Piauí.

César Lorenço Leal da Silva foi outro aluno destaque que conseguiu obter 780 pontos na redação do Exame. Ele agradeceu aos docentes da escola e em especial ao professor de Língua Portuguesa, Josciel Leal.

“Eu estou muito feliz por obter uma ótima nota como essa. Só tenho a agradecer aos meus professores e especialmente ao de Português que sempre me incentivava cada vez mais melhorar minhas redações. Com isso consegui atingir os 780 pontos na redação do Enem”, comentou o aluno.

Josciel Leal é professor de Língua Portuguesa da U.E.L.U.C. juntamente com o professor Josemir Alencar. Ele [Josciel] fala como foi trabalhar com o alunado em tempos de pandemia tendo que se reinventar assim como o aluno também teve que se adequar ao “novo normal”.

Publicidade

“Acredito que tanto pra mim quanto para o professor Josemir, é uma alegria muito grande conseguir com que os nossos alunos tenham essa pontuação tão expressiva em tempos de pandemia. Tempos este em que o professor tem que se reinventar, assim como o aluno também tem que se reinventar. A gente faz um trabalho voltado para o aluno em prol de sempre sanar dúvidas, buscando uma metodologia de ensino para identificar aonde o aluno está pecando mais e através desse trabalho está vindo aí os resultados”, destacou o docente.

“O sentimento é de alegria, gratidão e a gente deseja para os alunos muito sucesso na vida acadêmica. Desejamos boa sorte e que todos ingressem nos cursos universitários que desejam”, completou o professor Josciel Leal.

O professor Josemir Alencar diz que tudo “é um momento de reflexão social. Todavia, nossa atividade é uma profissão muito importante para a comunidade, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de nossos alunos, fruto de um trabalho coletivo de todos que fazem a educação”.

A professora da U. E. Luiz Ubiraci, Marli Veloso, enalteceu o desempenho e destacou a participação ativa dos alunos nas mais diversas atividades incumbidas. A professora declarou também que as dificuldades impostas ao longo de 12 meses provocadas pela pandemia em muitos momentos  despertou até mesmo o sentimento de impotência.

“Um ano de pandemia, em mim, é um sentimento de impotência muito grande, onde tive o medo de meus alunos não conseguirem acompanhar as aulas e eles foram um acalento para o coração”, enfatizou.

Publicidade

“Estudar é um ato revolucionário e, em tempo de pandemia, requer ainda mais esforço. Apesar das adversidades, alguns estudantes conseguiram enfrentar a realidade e acompanhar as atividades propostas pela escola: leram, debateram, realizaram trabalhos, participaram de lives e de concursos literários, assistiram as aulas, acompanharam o cursinho pré-vestibular do Canal Educação e do Corujão, enfim, organizaram uma rotina de estudos. O resultado é fruto de um esforço individual e coletivo. Ficamos muito felizes. Em meio a um cenário tão desafiador eis que essas aprovações são uma boa-nova”, revelou a professora Marli Veloso.

Para a professora Goretti de Deus que é coordenadora pedagógica da escola, o resultado exitoso se deve ao mérito dos alunos, professores e da família.

“A sensação pra gente enquanto professora e coordenação pedagógica é uma sensação gratificante. Não há nada melhor pra um professor do que ver o sucesso do seu aluno. Eles foram alunos nossos a vida inteira desde a pré-escola até o ensino médio. Foram alunos nossos antes na rede municipal e depois na rede estadual. É uma sensação muito boa e a gente sabe que tem a nossa parcela de contribuição e é mérito de todos os professores que passaram por a vida deles, mérito da família e mérito principalmente deles porque em meio a um ano atípico de pandemia eles conseguiram sobressair e sempre foram alunos estrelas. Tem a sensação de dever cumprido e isso é resultado de um processo de anos com envolvimento da família, de cada professor, de cada coordenador e de cada gestor que passou pela vida deles e, principalmente, mérito deles”, destacou a coordenadora pedagógica, professora Goretti de Deus.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

Publicidade

Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais e os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS