Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 26/05/19

Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos

Apenas 18 municípios do Piauí podem receber recursos para investimentos e custeio da educação do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), de acordo com levantamento do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes), que trabalha há 15 anos com assessoria às Prefeituras Municipais.

A presidente do Indes, Nelba Fortaleza, afirma que dos 224 municípios do Piauí, apenas 18 estão com o Programa de Ações Articuladas para a Educação (PAR) desbloqueados porque estão adiplentes em todos os itens exigidos pelo programa, que são obras, Conselhos da Merenda e Transporte, que fazem o controle social da aplicação dos recursos, prestações de contas de programas e habilitações, que são o cumprimento de aplicação dos 25% do orçamento municipal em educação, obrigados pela Constituição Federal.

“Os outros 206 municípios com o PAR bloqueado estão com pendências, sendo que desses, 161 estão com pendências de obras e 45  municípios estão com pendências em Conselhos de Merenda Escolar e Transporte Escolar , habilitações e prestação de contas de recursos oriundos da educação”, explicou Nelba Fortaleza.

O prefeito do município de Joaquim Pires, Genival Bezerra (PT) , disse que é um dos 18 municípios que estão  aptos a receber recursos para custeio e investimentos para a educação.

“A gente consegue estar adiplente porque temos uma equipe muito boa e fica fazendo o acompanhamento e o monitoramento do sistema e, principalmente aplicando os recursos em educação e cumprido os prazos obrigatórios determinados pela lei”, declarou Genival Bezerra.

Municípios não bloqueados no PAR:

Antônio Almeida;

Bela Vista do Piauí;

Belém do Piauí;

Elesbão Veloso;

Francinópolis;

Geminiano;

Guadalupe;

Hugo Napoleão;

Itaueira;

Joaquim Pires;

Landri Sales;

Paquetá;

Patos do Piauí;

Paulistana;

Pedro Laurentino;

Porto Alegre do Piauí;

Santo Inácio do Piauí;

São Luís do Piauí.

 

 

Fonte: Meio Norte

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

TCE constata descumprimento da jornada escolar no PI e emite alerta

O Tribunal de Contas do  Piauí (TCE-PI) constatou descumprimento da carga horária em algumas escolas municipais após auditoria feita pela Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI (DFESP1)  no final

NOTÍCIA DESTAQUE

Manifestantes interditam BR 343 contra o aumento da passagem

Populares interditaram, na manhã desta segunda-feira (21), um trecho da BR 343 que liga o município de Altos a Teresina. Os moradores da região estão protestando contra o aumento da

NOTÍCIA DESTAQUE

Incêndio já dura 4 dias e ameaça Subestação de Energia no Piauí

Um incêndio de grandes proporções já dura quatro dias entre os municípios de Bom Principio e Buriti dos Lopes, região do litoral do Piauí. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham