Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Aplicativo Salve Maria foi acionado 192 vezes por vítimas de violência no PI

Publicado

em

O aplicativo de celular Salve Maria, desenvolvido pelo governo do Estado do Piauí, foi acionado 192 vezes em todo o estado no período de março de 2017 a junho de 2018. 143 dessas ocorrências foram em Teresina. O botão do pânico, existente no aplicativo, emite um ponto de localização da ocorrência para a viatura mais próxima.

Das ocorrências registradas, 127 foram de violência física, 26 de moral, 24 de psicológica, 14 de sexual e 1 de patrimonial. A delegada Thaís Paz, diretora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, diz que o aplicativo tem sido bastante utilizado. “A gente tem visto bastante a utilização do botão denúncia para casos de violência física que no caso é a lesão corporal, também temos visto muitos casos de injúria que é a violencia moral e também casos de difamação”.

Até o momento, o aplicativo foi baixado 6.014 vezes e instalado 1.386 vezes. Uma melhora está sendo avaliada que pode funcionar como patrulha virtual. Segundo a delegada Thaís, a atualização do aplicativo vai ajudar diversas mulheres. “Ele vai servir pro cadastrado de mulheres institucionalizadas com medidas protetivas”, comentou.

Aplicativo Salve Maria registrou mais de 730 downloads em dois meses (Foto: Junior Feitosa/ G1)

Aplicativo Salve Maria registrou mais de 730 downloads em dois meses (Foto: Junior Feitosa/ G1)

O estado do Piauí ficou na sétima colocação entre os estados brasileiros em número de feminicídios no ano passado e de 2015 para cá, ano que o feminicídio foi tipificado, foram 92 casos registrados. Desde o começo de 2018, foram registrados 11 feminicídios.

A delegada Eugênia Villa conta que há uma capacitação da polícia, Ordem dos Advogados (OAB) e outros órgãos mas a sociedade precisa atuar nessa conscientização. “É preciso acordar a sociedade. É preciso um engajamento das pessoas. Segurança pública não é polícia, é sobretudo a atuação da sociedade”.

Publicidade

Acontecerá um ato hoje em prol das vidas das mulheres, às 15h, no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Avenidade Coelho de Resende. Lourdes Melo, organizadora do evento, explica a importância do evento.

“Nós também temos uma reunião marcada da UMP com outros agrupamentos de mulheres, onde a gente vai fazer um grande ato com as pessoas que estão dispostas a lutar em todo Piauí e vamos ter outros atos e exigir das autoridades um atendimento melhor para as mulheres e que elas tenham garantia de segurança pelo menos pela sua vida”.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS