Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Após constrangimentos, cadeirantes protestam por acessibilidade

Publicado

em

Acessibilidade é qualidade ou caráter do que é acessível. A facilidade na aproximação de um determinado objeto ou lugar. Para aqueles que são portadores de alguma deficiência física, a acessibilidade é garantida pela Lei nº 10.098. Nesta segunda-feira (20/05), o pequeno, V.M, 9 anos, foi privado desse direito básico ao tentar embarcar em um ônibus de Teresina.

Em imagens obtidas pelo OitoMeia, a criança, que terá a identidade preservada, tem que ser erguida com ajuda da mãe J. e de um funcionário para adentrar o transporte público da capital. Mas, elevar o cadeirante até o piso do veículo é função da plataforma elevatória. Nesse caso, ela não pôde ser utilizada, pois subitamente travou, como informou a mãe à reportagem.

O presidente da  Associação dos Cadeirantes de Teresina (Ascamte), Wilson Gomes, disse ao OitoMeia que orientou a mãe da vítima à prestar um boletim de ocorrência por discriminação na Delegacia dos Direitos Humanos.

“Nós recebemos esse tipo de informação com tristeza. Infelizmente, temos muitas outras denuncias como essas junto à 18ª Promotoria de defesa do Direitos à Pessoa com Deficiência. Já tentamos diálogo com a prefeitura e também com a Strans. Agora, vamos juntar essas denuncias e tentar algo a nível Federal”, destacou o presidente.

Na última sexta-feira (17/05), Wilson Gomes urinou na própria roupa porque não havia banheiros adaptados para receber cadeirantes no prédio da Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans). O cadeirante seguia para uma reunião discutir – justamente – acessibilidade.

Publicidade

CADEIRANTES MANIFESTAM PELA COMPRA DE TRANSPORTE EFICIENTE

Na manhã da terça-feira (21/03), pessoas com deficiência realizarão uma manifestação em frente a Câmara Municipal de Teresina. O objetivo é pedir aos vereadores da capital a compra de cinco novos transportes eficientes para Teresina. Além disso, os manifestantes também vão protestar contra o episódio ocorrido com o presidente da Ascamte na Strans e pedir melhorias no transporte público de Teresina.

“O vereador Joaquim do Arroz propôs que seja aprovada a retirada de R$ 2 milhões do orçamento da informatica da Câmara para a compra de cinco novos transportes para cadeirantes. A nossa manifestação é para a apoiar a aprovação dessa proposta”, explicou.

Atualmente, a capital conta com uma frota de 14 veículos adaptados, que circulam por toda cidade. Segundo dados da Prefeitura, mais de 2.400 deficientes são cadastrados para uso desses veículos no dia-a-dia.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS