Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Após solicitação da prefeita Regina Coeli, Senac vai implantar cursos em Pio IX

Publicado

em

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 18 de setembro, a prefeita de Pio IX Regina Coeli esteve reunida com vereadores, lideranças políticas e demais autoridades para tratar sobre a implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC no município. A solicitação foi feita pela prefeita Regina Coeli, juntamente com o vereador Fanuel Adauto e demais parlamentares da base governista ainda no ano de 2019.

O presidente da Fecomércio do Piauí, Dr. Valdeci Cavalcante, juntamente com o Dr. Francisco Antônio de Alencar, estiveram em Pio IX para visitar as futuras instalações do Senac em Pio IX.

A escola será construída no local do antigo açougue, cujo prédio será doado pelo município após aprovação pela Câmara Municipal em sessão extraordinária que aconteceu na última quinta-feira, 17.

O presidente da Fecomércio do Piauí, Dr. Valdeci Cavalcante, juntamente com Dr. Francisco Antônio de Alencar, participaram também do programa da rádio Cajazerias FM para falar sobre o assunto.

Segundo Valdeci o projeto de construção e orçamento da obra conforme avaliação do arquiteto será encaminhado dentro do prazo de até 40 dias. “Trouxemos um arquiteto que está fazendo levantamento da área com o auxílio de um mestre de obras local. Vamos mandar um conjunto de técnicos que irão se reunir com a prefeita e a secretária de Educação para elaborar um plano de ação e descobrir quais as vocações que tem no município e a demanda que o povo está precisando”, disse.

Entre outras pontuações, foi enfatizada a necessidade de conhecimento da realidade do município para que assim sejam atendidas as necessidades. Valdeci destacou que além do Senac há pretensão de implantar em Pio IX o Serviço Social do Comércio – SESC. No tocante ao Sesc ele enfatizou que depende de critérios como demanda.

Publicidade

“O que não podemos é oferecer cursos e atividades sociais fora da realidade. A gente tem muita responsabilidade em oferecer à população aquilo que ela necessita. Nosso objetivo é preparar para atender o mercado local e para aquelas pessoas que pretendem sair para outras regiões do país. Quem tem um certificado do SENAC serve para atuar no Rio de Janeiro, Brasília ou em outras regiões. O material escolar e a metodologia são os mesmos. Um curso feito em Pio IX é igual a um curso feito em São Paulo”, afirmou.

O Senac oferta cerca de 800 modalidades de cursos. Entres eles o curso de Informática, além de sete cursos de língua estrangeira como Inglês, Francês, Italiano, Espanhol, Mandarim, Alemão e Libras.

O vereador Fanuel Adauto que foi um dos solicitantes reforçou a necessidade do Senac em Pio IX. “Trabalhar por mais oportunidades para nossa gente sempre foi uma das minhas prioridades como vereador. Hoje, acompanhamos o presidente da Fecomércio, Dr. Valdeci Cavalcante, juntamente com o Dr. Francisco Antônio de Alencar, em uma visita às futuras instalações do Senac em Pio IX. Após solicitação da prefeita Regina e de colegas vereadores, nosso município vai receber uma escola de cursos profissionalizantes”, salientou.

A prefeita Regina Coeli que esteve junto durante as visitas no antigo açougue e falou sobre a vinda do Senac para o município.

“Com essa grande conquista, nossa população, sobretudo a juventude, estará mais capacitada para o mercado de trabalho. Essa é um vitória para todos nós. Agradeço ao Dr. Valdeci Cavalcante pela atenção à nossa cidade e pela parceria. O Senac é uma qualificação ouro. Ao fazer o curso o profissional está apto a trabalhar em qualquer parte do país. As pessoas em Pio IX buscam essa qualificação porque são empreendedoras. Vamos alavancar os pequenos empreendimentos e essas pessoas empreendedoras terão condições de gerenciar seu próprios negócios com cursos nesse sentido”, ressaltou a prefeita de Pio IX.

Publicidade

Ainda de acordo com o presidente da Fecomércio, Pio IX será agraciado em boa parte dos cursos com programa de gratuidade.

    

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS