Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Atores da Globo podem vir a Teresina para denunciarem maus-tratos a “Ursa Marsha”

Publicado

em

A novela sobre a transferência da ursa Marsha continua e, ao que tudo indica, nem os ativistas nem a Secretaria de Meio Ambiente do Piauí (Semar-PI) querem abrir mão do animal. Por um lado, as alegações acusam maus-tratos contra o bicho. Por outro, o Governo do Piauí diz oferecer todas as condições para manter a ursa na capital, embora as temperaturas locais beirem os 40ºC nos períodos mais quentes.

Ao OitoMeia, na tarde desta quarta-feira (23/05), Carolina Mourão, presidente da Confederação Brasileira de Proteção aos Animais (CBPA), revela que ela e um grupo de atores globais, tendo a confirmação da atriz Alexia Dechamps, vai desembarcar em Teresina para colher assinaturas para uma ação na Justiça Federal, a fim de pedir a transferência da ursa Marsha para um santuário no interior de São Paulo.

Um perfil com o nome “Ursa Marcha” nas redes sociais cobra do Governo do Piauí medidas para melhorar as condições do Parque Zoobotânico e da própria ursa parda, originária da América do Norte, sobretudo das florestas do Canadá. Ziza Carvalho, ex-secretário da Semar, era um dos alvos das publicações no Instagram e no Facebook, de forma que ele não teria cumprido a promessa de transferi-la para o santuário paulista.

“ESTELIONATO ELEITORAL”

Ziza Carvalho, contatado pelo OitoMeia, não quis se declarar sobre as acusações de se beneficiar da imagem da ursa Marsha para uma pré-campanha eleitoreira, afirmando que nem é mais titular da Semar. “Não foi comentar mais nada sobre o caso”, enfatizou o deputado estadual. Para rebater o parlamentar, a ativista Carolina diz que o deputado mentiu e o acusa de “estelionato eleitoral”.

Publicidade

Em resposta, Robério Aslay, atual secretário de Meio Ambiente do Piauí, informou que a transferência não depende unicamente do Governo, mas que uma liminar da Justiça impede a doação (Reprodução Instagram)

“Ela passa por maus-tratos não só por causa do calor, mas também por ela não poder hibernar. Não poder hibernar, porque são altas temperaturas o ano inteiro, faz com que ela tenha alterações biológicas no humor que impõem a ela sim maus-tratos, como se fosse uma pessoa privado do seu sono. Existe uma falta de sensibilidade do Governo do Piauí nessa agenda”, explica a ativista.

PIAUIENSE QUER OUTRA AÇÃO NA JUSTIÇA

Também foi revelado que mais uma ação na Justiça estadual será acionada contra o Governo do Piauí para exigir a transferência da ursa. José Mourão, que advoga nas duas ações populares, explica que uma cidadã piauiense, cuja identidade não foi revelada por temer perseguições, entrou em contato com o escritório para que o animal seja levado para o Santuário Gnomos, onde a temperatura média naquela cidade paulista está entre 18ºC e 20ºC.

“A fundação [Parque Zoobotânico de Teresina] está toda irregular. Primeiro que ela é atrelada à Secretaria de Meio Ambiente e isso faz com que o estabelecimento não tenha CNPJ. Dentro disso, a gente não tem orçamento, não tem planejamento de alimentação. Quando forem feitas as colheitas, várias informações serão pedidas para ampararem a ação da cidadã do Piauí”, contou o advogado ao OitoMeia.

Publicidade

SECRETARIA RESPONDE

Em resposta, Robério Aslay, atual secretário de Meio Ambiente do Piauí, informou que a transferência não depende unicamente do Governo, mas que uma liminar da Justiça impede a remoção da ursa Marsha do Parque Zoobotânico. Como uma das principais alegações, a idade do animal é ressaltada, já que o translado até São Paulo causaria danos ao bicho.

Carolina Mourão, presidente da Confederação Brasileira de Proteção aos Animais, acusa o secretário Ziza Carvalho de “oportunismo político” com a ursa Marsha (Foto: Montagem OitoMeia)

“A decisão tem base em critérios técnicos e científicos. Por isso é que não está em nossa mão a doação ou transferência. A decisão leva em consideração a adaptação do animal ao ambiente, o manejo dela empregado pelos funcionários do Parque Zoobotânico e, principalmente, a idade desse animal. A transferência para outro habitat pode causar mais danos do que benefícios para ela”, conclui Robério.

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS