Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Saúde realiza mobilização de combate ao aedes aegypti com caminhada e laboratório móvel

Publicado

em

Com o tema “O perigo é para todos e o combate também”, a Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias  de Educação e Assistência Social, realizou  na manhã desta segunda-feira, 20,  uma mobilização de prevenção e conscientização contra o mosquito Aedes aegypti.

O trabalho de educação em saúde e mobilização social foi realizado por meio de uma caminhada  e de exposição do Laboratório Móvel do Ciclo Biológico do Mosquito, formado por uma equipe de quatro técnicos de Vigilância Ambiental de Teresina que repassaram diversas informações sobre Aedes aegypti,   que é transmissor da dengue, febre Chikungunya e  zika vírus.

As ações tiveram início, com a caminhada que teve a concentração na Secretaria de saúde. De lá autoridades, profissionais da saúde, educação e assistência social e alunos, munidos de banners e cartazes percorreram as principais ruas da cidade mobilizando e orientando a população a destruir criadouros, evitar acúmulo de água limpa e outras condições propícias a criação do foco do mosquito.

A caminhada encerrou na Praça Canaã, onde foi servido, um café da manhã e em seguida aconteceu a exposição do Laboratório Móvel do Ciclo Biológico do Mosquito. Na visita ao laboratório,  as pessoas puderam  conhecer todas as fases de vida do mosquito, além de  aprenderem a identificar e eliminar  os criadouros em suas residências e locais de trabalho.

Segundo Antônio Carlos dos Santos, técnico de Vigilância Ambiental, o trabalho realizado em parceria com o município é de grande relevância para a saúde das pessoas no sentido de promover a prevenção em despertar atitudes na população na mudança de comportamento na forma de enfrentamento e combate ao mosquito. “Esta exposição do ciclo biológico do mosquito, por meio do laboratório móvel, tem o intuito de educar e conscientizar as pessoas para combater ao Aedes”, frisou.

Publicidade

Após seu pronunciamento, foi aberto um espaço para tirar dúvidas. Um dos questionamentos, foi o porque havia preservativos no laboratório móvel. O técnico explicou que a Zika vírus pode ser transmitido através de relações sexuais.

O prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, falou sobre a mobilização. “Para sensibilizar e conscientizar à população de como manter ambientes livres de foco  do mosquito, decidimos, além das ações que realizamos periodicamente, trazer uma equipe de Teresina com laboratório móvel para que todos  conheçam  com mais clareza como acontece o ciclo de vida do mosquito e o mal ele causa”, informou.

O secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, o Nil,  disse  que  o  intuito é reforçar os cuidados necessários para evitar  a proliferação do mosquito. “Estamos mais vez  realizando essa grande mobilização para reforçar os cuidados contra o aedes, pois,  o perigo aumentou e por isso o combate também. A administração de Belém está empenhada a cada dia nessa causa e o nosso desejo é que todos se conscientizem, porque para combater o mosquito é preciso a colaboração não só da gestão, mas  de toda a população, cada um fazendo sua parte, mantendo seu ambiente, para evitar a proliferação do mosquito”, pontou.

Também se pronunciaram a Dr.  Luma Taveira  e a enfermeira Kellyane Feitosa, que repassaram orientações importantes sobre a necessidade de evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Também participaram do evento,  o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara de Belém, Bernardino Carvalho, os secretários municipais Sherlyn Oliveira (de Administração), Cláudia Ribeiro (de Educação), Josefa Silva (de Finanças), Anaías Carvalho (de Assistência Social), Ronnie Vieira (de Obras), Bruna Raflézia (assessora jurídica), o professor e cerimonialista,  Edson Ribeiro, Francisco Antônio, (assessor jurídico),  os vereadores Luizinho Carvalho, Ildmar Honorato, Rosiane Ribeiro, Fransciso Felipe, o Cississo, dentre outros.

 

Publicidade

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS