Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do PI inicia imunização de trabalhadores em educação; “Renasci hoje”, diz professor que atua há 28 anos na rede municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, através da Secretária Municipal de Saúde começou na manhã desta terça-feira, 01 de junho, a vacinar contra a Covid-19 os trabalhadores da Educação.

Serão imunizados com a vacina, AstraZeneca, da Fiocruz, 125 profissionais que trabalham na rede de ensino.  Inicialmente, foram vacinados com a primeira dose,  11 pessoas, dentre professores, zelador e motorista.

O cronograma de imunização segue por faixa etária, onde foram vacinados, os profissionais de 55 a 59 e  uma parte dos de 50 a 54 anos, e assim gradativamente, conforme foram chegando mais doses de vacina no município. Os trabalhadores em educação serão imunizados com a segunda após três meses.

A motivação da priorização dos trabalhadores da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela covid-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais, pois com as aulas presencias da rede de ensino  suspensas, desde o início da pandemia, os profissionais da educação,  veem na vacina, a esperança  de um possível retorno.

O professor efetivo de Caldeirão Grande do Piauí, Djalma Eugênio de Sousa, de 57 anos, que atua na Rede Municipal de Ensino há 28 anos, foi primeiro a receber a vacina contra a Covid-19, no município.

Publicidade

“Renasci hoje, esse é o meu sentimento, porque é um vírus que mata realmente, muita gente sobrevive, mas tem uma parcela da sociedade que não resiste a essa doença, principalmente, quem já tem problemas de saúde, por isso receber a vacina é uma alegria enorme que nem sei expressar com palavras,  representa um renascimento e a esperança de podermos retornamos com nosso trabalho de forma presencial, num menor tempo, porque essa pandemia trouxe um prejuízo sem dimensão para a educação”, destacou o professor  formado em Letras Portuguesa.

A secretária de Educação, Damiana Irene, que acompanhou a vacinação dos primeiros profissionais, disse que é um momento histórico. “Esse é um momento histórico para nosso município, um momento muito esperando, fruto de  luta e de reinvindicação  dos trabalhadores em educação, a qual fomos ouvidos como parte dos grupos prioritários, até porque sabemos que desde o início da pandemia, que as aulas foram suspensas e isso tem ocasionado grande prejuízo na vida estudantil dos alunos, então a vacina, hoje,  abre uma luz, é a esperança, de que possa retomar mesmo que de uma forma gradual, algo que até então não era possível, mas passa a ser, após ser vacinado todos os profissionais de educação”, disse.

“É uma grande satisfação estarmos dando início a vacinação dos profissionais da educação, principalmente, por incluir todos os trabalhadores em educação, e não somente o professor, mas  o motorista, o zelador, o vigia, a merendeira, enfim todos que trabalham na pasta, então é um momento festivo, de concretização daquilo que era um sonho, um desejo de todos nós, até porque esses dois anos tem acarretado não só em prejuízo para o estudante, como também para os professores, que tiveram um desgaste emocional, onde foi necessário alterarem suas rotinas e se adaptarem as tecnologias de forma repentina e com uma serie de metodologias que eram desconhecidas e não faziam parte do cotidiano deles, quando precisaram se reinventar, assim como também está sendo um desafio para a família que teve que se reinventar para estarem ensinando, orientando os filhos em casa, e a gente sabe que nada substitui o ambiente escolar, então nosso desejo é que logo sejam imunizados todos”, acrescentou a gestora.

O secretário de Saúde de Caldeirão Grande, Marcos Alencar, também, falou sobre a imunização dos profissionais. “É com muita alegria que estamos iniciando a vacinação com os profissionais de Educação, porque depois dos profissionais de saúde, idosos e comorbidades, os trabalhadores de educação são as pessoas mais penalizadas por essa doença, então que a partir de agora seja possível, analisar a possibilidade de nossos estudantes voltarem o mais breve possível para sala de aula. Parabéns a todos e esperamos poder  sair logo dessa pandemia, com todos bem  e que possamos  voltar a nossa normalidade”, disse.

Foram imunizados em Caldeirão Grande do Piauí 964 pessoas com a primeira dose e  480 com segunda. Atualmente, além  dos profissionais de educação, estão sendo imunizados no município os grupos prioritários das  comorbidades.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS