Connect with us

Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | Em busca do Selo UNICEF, município apresenta Comissão Intersetorial e Metodologia

Publicado

em

Na manhã da última quarta-feira (07) o município de Campo Grande do Piauí iniciou as articulações em prol do Selo UNICEF – Município Aprovado, edição 2017/2020. Uma reunião, realizada na sede do grupo Florescer do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, reuniu representantes da Prefeitura e Secretarias Municipais, Conselhos Municipais, adolescentes, Comunicadores, Agentes Comunitários de Saúde e Membros do Programa Criança Feliz, para a apresentação da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência do Município.

O evento foi aberto pela articuladora do Selo UNICED no município, Valdirene de Sá Oliveira, a articuladora disse qual o papel da comissão Intersetorial e dos membros formadores da mesma. “A comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência do Município de Campo Grande, realizará a articulação e os trabalhos referentes à adesão do município ao Projeto Selo Unicef, a Comissão constituída tem um papel operacional e deve planejar, executar e acompanhar as ações previstas na metodologia do Selo, como promover reuniões sistemáticas, monitorar os indicadores e contribuir para a sua melhoria”.

De acordo com a articuladora, com a apresentação da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, e apresentação do Selo aos membros da Prefeitura Municipal e dos Conselhos Municipais, o município está cumprindo com as primeiras etapas em busca da certificação.

Em seguida a Representante Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tássia Kelly, fez uma breve apresentação sobre o Selo UNICEF, seus objetivos e a metodologia desta edição, e apresentou o calendário das atividades no município. Ela falou que o Selo é uma ferramenta de orientação.  “A principal função da comissão Intersetorial é garantir que os direitos da criança e adolescentes sejam garantidos pra toda a sociedade, hoje estamos apresentando o que o município precisa realizar para melhorar os indicadores relacionados a saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes, por isso convidamos além da comissão Intersetorial, também os Visitadores do Criança Feliz  e os Agentes Comunitários de Saúde, que são grande atores nessa jornada, pois conhecem cada família do município”.

Tássia falou sobre os indicadores que avaliam a qualidade das ações a serem desenvolvidas, e os 17 resultados sistêmicos que devem ser implementados, que avaliam o impacto social dessas ações. Ela também destacou que Campo Grande já possui um Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e explicou a realização das suas atividades ao longo do processo de conquista do Selo.

Publicidade

De acordo com a apresentação do calendário do Selo o município deverá realizar até o mês de junho deste ano, o primeiro Fórum Comunitário quanto ao Selo UNICEF, que será apresentado à toda a população do município. No próximo ano será realizada Reunião Intermediaria de acompanhamento das ações desenvolvidas, e em 2020 o segundo Fórum, com a apresentação dos resultados.

Encerrando o encontro Tássia destacou que todo o trabalho está focado na melhoria das condições de vida da população e nas ações que garantam avanços em resultados e indicadores. “Queremos chega ao final não pelo reconhecimento, e sim em saber que agente fez algo, e pra isso contamos com cada um que está aqui, a união faz a força e com essa parceria possamos avançar na melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes”.

 “Se não fosse o Selo não estaríamos aqui discutindo essas problemáticas que tanto nos angustiam, então é de grande valia e proveito à participação de cada um, por fazer esse momento acontecer para que discutíssemos essas ações tão importantes para nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

Selo UNICEF

Município Aprovado é um reconhecimento internacional que a cidade conquista pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico de dados levantados pelo Unicef, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.

Publicidade

O Selo estimula os municípios a implementarem politicas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Resultados Sistemáticos ( o que os municípios precisam garantir) e Indicadores de Impacto Social ( os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

COMISSÃO INTERSETORIAL DE CAMPO GRANDE DO PIAUÍ – SELO UNICEF

Articulador (a)
– Valdirene de Sá Oliveira

Mobilizador (a) de Adolescentes e Jovens
– Maria Helena de Carvalho Brito

Publicidade

Representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social
–   Maria Vandeslene de Carvalho Oliveira – Membro titular
–    Tereza Marta Alves Oliveira – Membro Suplente

Representantes da Secretaria Municipal de Educação
–  Anazilda Maria de Jesus – Membro Titular
–  Maria da Conceição Sousa – Membro Suplente

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde
–    Luciana Sales de Brito  – Membro Titular
–    Alcileide Ananias de Sá    – Membro Suplente

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
–  Tássia Kelly de Jesus Oliveira – Membro Titular 
–  Solange Maria de Jesus – Membro Suplente

Representantes do Conselho Tutelar
–  Genaura Selma Sousa Silva – Membro Titular
– Romilson Francisco da Silva – Membro Suplente

Publicidade

Representantes da Câmara Municipal dos Vereadores
– Janaina Ramos Bezerra Sousa – Membro Titular 
– Martinho Belchior da Silva – Membro Suplente

Representantes  Liderança Adolescentes
– Ismênia Maria de Sousa – Membro Titular 
– Carlos Kayke Bezerra – Membro Suplente

Comunicadores

–   Anderson Bezerra da Silva – Membro titular
–    Antônio José de Brito – Membro Suplente

Confira mais imagens do encontro:

Publicidade

Fonte e fotos: CG Notícias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS