Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Capacitação do TCE-PI sobre Educação é realizada em Picos

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (01) a cidade de Picos sediou o Encontro Técnico TCE Educação. O evento de capacitação organizado pela Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) contou com a participação de gestores e controladores sociais de diversos municípios da grande região como Marcolândia, Caldeirão Grande, Dom Expedito Lopes, Vera Mendes, Santana do Piauí, entre outros.

O Encontro Técnico TCE Educação foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Picos e contou com uma vasta programação de palestras e debates que fomentaram a participação da gestão e comunidade para a melhoria do ensino. Na ocasião, também foi apresentado o programa e aplicativo Piauí na Ponta do Lápis.

O respectivo programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. O Encontro Técnico TCE Educação faz parte da vertente de formação.

O chefe da divisão de fiscalização da Educação do TCE-Piauí, Gilson Araújo, destacou a proposta do Encontro como uma oportunidade para repensar a gestão educacional pública e procurar sanar deficiências.

“Essa capacitação foi pensada para os gestores da Educação, controladores sociais, população em geral que atua, trabalha na área da educação. O Tribunal de Contas tem desenvolvido um projeto chamado Piauí na Ponta do Lápis e agora também temos o aplicativo que leva o mesmo nome. Uma das vertentes desse programa é a formação e isso representa o que estamos fazendo aqui palestras só com Educação, voltada para essas temáticas”, disse Gilson Araújo.

Publicidade

Gilson Araújo

O conselheiro do TCE-PI, Kleber Dantas Eulálio, caracterizou  o Encontro como mais um mecanismo de aproximação com a gestão municipal, oferecendo-lhe informação e formação.

“Temos mudado a postura por parte do Tribunal, até pouco tempo a preocupação era só de analisar as contas. A nossa intenção é de estar presente, de colaborar para que a gestão funcione da melhor maneira possível. Essa é uma aproximação do Tribunal com os gestores, aqui hoje vamos ter uma série de palestras, eventos, para capacitar, orientar os gestores”, enfatizou.

O conselheiro do TCE-PI ainda acrescentou que na tarde desta quinta-feira (31) o órgão visitou escolas picoenses para um momento de escuta junto à comunidade escolar. “Apresentamos o aplicativo Piauí na Ponta do Lápis aos alunos e assim eles podem reclamar sobre a deficiência e problemas enfrentados na escola, professores que estejam faltando. Imediatamente o TCE-PI vai acionar a Administração Municipal para resolução do problema”, frisou.

O prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima, ressaltou a parceria do TCE-PI como fundamental para o sucesso das gestões.

“Antes, nós gestores, quando atendemos o chamado não recebemos as devidas orientações, formação sobre como gerir a coisa pública. Por essa razão, acabamos cometendo erros e sofremos punições pelo TCE-PI. Mas costumo sempre dizer que o TCE-PI não apenas fiscaliza, pune, ele é um parceiro das gestões, sempre está fornecendo orientações fundamentais”, disse o prefeito.

Publicidade

Prefeito Padre Walmir

A secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, enfatizou a importância do evento para fomentar uma educação mais participativa e com excelência.

“Esse evento sediado em Picos pelo TCE, uma capacitação para educação. Acreditamos que tudo que é voltado para melhorar a vida do profissional de Educação é válido para o município. Somos defensores da Educação que transforma”, pontuou a secretária.

 

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS