Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Caps Itinerante: Saúde de Picos comemora Dia da Luta Antimanicomial

Publicado

em

Para encerrar a Semana da Luta Antimanicomial, a Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental, realizou durante toda a manhã deste sábado (18) o Caps Itinerante. O evento aconteceu na Praça Félix Pacheco.

O Caps Itinerante é um dos meios que a coordenação utilizou durante a semana para conscientizar a população da importância de humanização no tratamento de pessoas com transtornos mentais.

No estande montado na praça, os profissionais da saúde que trabalham no Caps II levaram artesanatos produzidos pelos próprios pacientes do Centro de Atenção Psicossocial, como telas, laços, tiaras e caixas personalizadas, e puseram à venda.

A coordenadora de Saúde Mental, Santyla Brandão, relata que é importante a conscientização da sociedade quanto à humanização dos tratamentos das pessoas que sofrem de transtornos mentais.

“O dia 18 de maio é o Dia da Luta Antimanicomial, e é onde podemos fazer uma reflexão sobre as novas penalidades que estão acontecendo nas políticas de saúde mental que é o retorno dos hospitais psiquiátricos. Nós estamos nos mobilizando e trabalhando a conscientização da população sobre os direitos que a pessoa com transtornos tem e que eles precisam ser vistos, que existe tratamento mais próximo da família, como uma forma mais humanizada de se tratar. Este é o dia de conscientização também a respeito do estigma que é a pessoa com transtorno mental sofre, dos preconceitos contra ela, elas são até excluídas do convívio social. E ela pode sim trabalhar, deve ser reinserida socialmente”, declarou a coordenadora.

Publicidade

Santyla relatou ainda que atividades foram promovidas para os usuários do Caps e profissionais da saúde durante a Semana de Luta Antimanicomial.

“Esses dias levamos eles para o Piauí Shopping, que entrou com uma parceria com a gente. Tivemos uma sessão de cinema com esses usuários do Caps Ad, Caps II e o Caps de Pio IX, que veio abrilhantar esse momento. Ontem passamos o dia proporcionando capacitação para os profissionais do município, desde saúde à educação. Então foi um dia de muito debate e diálogo. Hoje, além da exposição e venda dos materiais produzidos pelos próprios usuários do Caps, trouxemos para próximo da sociedade algumas ações e orientações em educação e saúde”, disse ela.

Em Picos existem dois Caps: o II e o AD. O Caps II é localizado no bairro Ipueiras e é para pessoas com transtornos mentais. Já o Caps AD é para pessoas dependentes de álcool e outras drogas, além de outros vícios e fica localizado no bairro Parque de Exposição.

A pessoa que queira tratamento em um dos dois locais, deve se dirigir diretamente a eles, com documentos pessoais (xérox do RG, CP, comprovante de residência e cartão do SUS) e acompanhado de um familiar.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS