NOTÍCIA DESTAQUE

Carga com 10 mil testes que detectam o coronavírus, já no 2º dia, chega ao Piauí

Publicado

em

O teste rápido adquirido pelo governo é o teste de antígeno, que detecta proteína do coronavírus na fase de atividade da infecção e é mais sensível que o teste usado atualmente, que identifica presença de anticorpos no sangue do paciente e diz apenas se a pessoa já teve contato com o vírus.

Diferente do teste rápido aplicado hoje que, para ter resultado mais preciso tem que ser feito entre 8 a 10 dias de sintomas, o exame de antígeno pode ser realizado entre o 2º ao 4º dia de infecção.

“Compramos 50 mil testes antígenos que descobre mais cedo, junto com o PCR. Recebemos os primeiros 10 mil, fomos buscar lá em Minas Gerais. Esse teste descobre ali a partir do segundo dia. Descobrindo mais cedo temos a condição de garantir o tratamento mais cedo”, declarou o governador Wellington Dias .

A farmacêutica bioquímica Symonara Faustino explica que a coleta do teste rápido de antígeno é feita através do swab da nasofaringe, onde um cotonete estéril é introduzido no nariz do paciente. O resultado fica pronto entre 15 a 30 minutos.

Publicidade

“O antígeno é  uma proteína que faz parte da estrutura do vírus. Ele detecta o vírus e a diferença do RT PCR é que o PCR pega o material do vírus e amplifica. Por ele amplificar é muito mais sensível. A maior vantagem do teste de antígeno é a praticidade e pode ser feito sem estrutura laboratorial”, explica Symonara.

A prefeitura de Teresina já está na fase de implementação deste tipo de teste. Em alguns pacientes com sintomas, estão sendo realizados tanto o teste com antígeno como o PCR. Em pelo menos 100 os resultados dos dois tipos de exames foram iguais.

O PCR é considerado o exame padrão ouro para diagnóstico da Covid-19 porque detecta a presença do vírus SARS-CoV-2. É feita análise em material colhido no nariz e garganta do paciente. O resultado fica pronto em até 48horas.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile