Connect with us

Jaicós

Comboio do Exército com 06 carros-pipas e 20 homens chega a Jaicós para substituir pipeiros

Publicado

em

Um comboio formado por 06 carros pipas e 20 homens do 25º Batalhão de Caçadores (25º BC), unidade do Exército Brasileiro com sede em Teresina, coordenada pelo capitão Berti chegou na manhã deste sábado (13) em Jaicós, com a missão de substituir os seis pipeiros da Operação Carro-Pipa no município, que se recusaram a dar continuidade ao abastecimento de água, logo após o Exército reduzir a quilometragem e a quantidade das carradas de água.

O anúncio da paralisação dos pipeiros foi anunciada na última terça-feira (9), durante reunião dos mesmos com membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), na Secretaria Municipal de desenvolvimento Rural.

Logo após a chegada do comboio do 25º BC, o capitão Berti se reuniu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, que presidente a COMDEC, Luvercy Carvalho, vice-prefeito Branco Rodrigues, que representa a EMATER na COMDEC, vereadora Oziana e cerca de 35 apontadores, que são responsáveis pelo controle da distribuição da água da Operação Carro-Pipa no município.

Durante a reunião o capitão Berti falou sobre o impasse com os pipeiros cadastrados pelos Exército para fornecer água à população da zona rural de Jaicós, dentro da Operaçao Carro-Pipa “Diante deste transtorno, e para que a população não fique sem água, o Exército numa atitude de minimizar esta situação, enviou estes meios (caminhões pipas e homens). Uma emergência dentro de uma emergência, já que o programa por si só, já é emergencial”.

O oficial também falou do tempo de permanência do comboio no município “Desde já essa equipe vai cumprir a planilha. Os prestadores de serviço (pipeiros) tinham um cronograma durante o mês e nós vamos dar continuidade, apesar do atraso. Só vamos embora quando terminar. Acredito que em menos de vinte dias concluiremos”, informou.

Publicidade

Segundo o capitão Berti a a água que vai abastecer a população será fornecida pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construção em Picos (3º BEC) “Vamos atrasar os trabalhos devido à distância, são 50 km, mas foi o único manancial encontrado, sem ônus (gasto) para o Exército, já que o município, nem o estado, não tem como arcar com a despesa da água nesta operação”.

Capitão Berti

O representante do Exército informou que o objetivo é normalizar a Operação Carro-Pipa no município “O próximo passo é notificar os prestadores de serviço que assinaram um contrato. Isso é um procedimento administrativo, até a busca de novos prestadores de serviço para suprir aqueles que se negaram a trabalhar. Isso, é claro, deverá demorar um tempo”, reconheceu.

Os carros-pipas que chegaram a Jaicós na manhã deste sábado (13) são dois caminhões pipas com tanque de 12 mil litros e quatro caminhões com Sun tanque Plotter de 4, 5 mil litros.

As equipes do Exército que permanecerão no município de Jaicós pelos próximos dias, trabalhando na Operação Carro-Pipa será coordenada pelo Tenente Casemiro.

Publicidade

Tenente Casemiro

Cada equipe, num total de seis equipes, será chefiada por um sargento do Exército. São eles: Barbosa, Emerson, Felipe Lopes, Fábio, Nonato e Joel.

Sargentos do 25º BC que chefiarão equipes durante Operação  Carro-Pipa em Jaicós

Após o anúncio e de como vai trabalhar cada equipe, feito pelo capitão Berti, o vice-prefeito Branco Rodrigues, criticou duramente a atitude do Exército em relação ao abastecimento de água no município “Estamos há 13 dias de atraso em relação ao abastecimento de água em Jaicós, dentro da Operação Carro-Pipa. Pela estrutura que chegou hoje, aqui, vai atrasar mais. Se os recursos enviados pelo governo federal, através do Ministério da Defesa continuam os mesmos, cerca de 157 milhões para o programa no Piauí, a redução foi feita pelo Exército. O Exército foi quem decidiu que Jaicós necessita de menos água, embora nós saibamos que necessita de mais. A água que vinha sendo distribuída era insuficiente, imagine agora”, enfocou.

Vice-prefeito Branco Rodrigues

Publicidade

Diante das palavras do vice-prefeito e representante da EMATER na COMDEC, Branco Rodrigues, o capitão Berti adiantou que logo após um novo levantamento que será feito pelo Exército no Município, o comandante da Operação no Estado do Piauí, deverá vir a Jaicós se reunir com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em data a ser definida.

Fonte: Portal Saiba Mais

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS