Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Comitê de Lutas convoca mobilização em Picos contra cortes na educação e reforma na previdência

Publicado

em

Acontece nesta quarta-feira (15) uma paralisação nacional na educação contra a reforma da previdência e na luta contra os cortes dos recursos voltados para a referida área no país. Em Picos, o Comitê de Lutas promoverá uma caminhada, que se inicia na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, centro da cidade, às 07h00, e segue até a sede do INSS, na Avenida Nossa Senhora de Fátima.

O membro do Comitê de Lutas e professor da Universidade Federal do Piauí, Romildo Araújo, explicou o porquê da necessidade dessa mobilização em todo o Brasil.

“A mobilização de amanhã é convocada pelo Comitê de Lutas formado por entidades sindicais e entidades estudantis aqui de Picos. E essa mobilização tem dois eixos principais: os cortes de verbas que ocorreram na educação pública e a reforma da previdência. Os dois problemas atingem a grande maioria da população. O Brasil investe muito pouco em educação. Em 2008 apenas 3,28% foi para investimento na educação. Então a verba que já é pouca, teve um corte de oito bilhões de reais na educação. Então achamos isso muito ruim e é uma preocupação porque vai precarizar mais ainda as condições de ensino no país. Esse problema no corte de verbas está incomodando os estudantes e professores e por isso vamos estar nas ruas para reivindicar que esses cortes sejam barrados. Outro problema é a reforma. A proposta apresentada é ruim, não beneficia os pobres. Muito pelo contrário. Inviabiliza a aposentadoria da maioria dos trabalhadores. Esperamos que o Governo Federal recue dos ataques contra os direitos da população”, explicou.

Alunos, professores e servidores da UFPI, UESPI, IFPI e escolas do município estão envolvidas na mobilização desta quarta (15). Romildo Araújo convida a toda a população a se fazer presente no ato, pois a luta é para todos.

“Nós temos problemas na merenda escolar, na construção de creches e no transporte. E por isso precisamos lutar. Não é apenas o ensino superior a ser prejudicado, são todas as instâncias da educação: do ensino primário ao superior. Por isso convidamos a todos que se façam presentes. Estão vindo pessoas de outra cidade também. Vamos encerrar com um ato em frente ao prédio da Previdência Pública aqui em Picos. Então é uma manifestação com grande expectativa. Estamos esperando muitos trabalhadores, estudantes e funcionários públicos, além da população que está sendo afetada”, convidou o professor.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS