Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Confira em imagens as belezas do “Buriti”, ponto turístico em Santana do Piauí

Publicado

em

A pequena cidade de Santana do Piauí, localizada a 18 quilômetros de Picos, é grande em beleza. De todos os pontos do município, os moradores e visitantes tem uma visão privilegiada da paisagem formada por rochas e o verde das matas.

Santana do Piauí é uma cidade que apresenta uma expressiva população rural, com 2.273 habitantes, que representa 66% da população total do município, superando o índice populacional urbano que compreende apenas 34%, descrevendo em números, 1.985 habitantes. O município possui nove comunidades rurais: Alegre, Barro, Camarada, Engano 1, Engano 2, Lagoa dos Marcelinos, Lagoa Seca, Malhada Vermelha e Queimada da Ema.

Mas, o que chama mais atenção no pacato município do interior do Piauí, é um exuberante ponto turístico, localizado a poucos quilômetros do Centro da cidade. A reportagem do portal Cidades na Net esteve em Santana neste domingo (27) e conheceu as belezas do local.

O lugar recebeu o nome de “Buriti”, devido à grande quantidade da árvore, de mesmo nome, que existe no local. A planta pode alcançar até 30 metros de altura e ter um caule com espessura de até 50 cm de diâmetro. A espécie habita terrenos alagáveis e brejos de várias formações. A produção de frutos é intensa, segundo dados da Embrapa, são produzidos cinco a sete cachos por ano, cada um destes com 400 a 500 frutos.

Em Santana, a presença da árvore em grande quantidade acrescenta uma beleza inigualável ao local, que também abriga fontes de água, que por muitos anos abasteceram a população da comunidade. Os moradores se deslocavam até o lugar para lavar roupa, tomar banho e buscar água.

O local, que é de grande extensão, também abriga outros pontos ricos em beleza e histórias. No Buriti estão localizados a o “Caldeirão da Onça”, “Cidade de Pedra”, “Pedra do Letreiro” e “Furna do Custódio.

O “Caldeirão da Onça” é um lugar com formações pedregosas e grandes buracos, que acumulam água no período chuvoso, permanecendo cheios durante todo o verão. Recebeu esse nome por ser o local para onde onças que habitavam na região se deslocavam em busca de água.

Publicidade

A “Cidade de Pedra” fica no alto de uma serra e possui diversas formações rochosas, comparando-se a uma cidade com pequenos prédios. Um das grandes pedras que formam o local apresenta uma fenda ao meio, que alguns moradores comparam com uma janela.

No Buriti há também rastros de antigos habitantes do local.  Os vestígios encontram-se na “Pedra do Letreiro”, que tem algumas pinturas rupestres, que acredita-se que sejam representações de objetos e animais.

Por fim, a “Furna do Custódio, que é uma caverna de grande extensão e difícil acesso. Relatos dos moradores mais antigos dão conta de que Custódio foi um homem que usou a furna como esconderijo. As versões são várias, um contam que o mesmo não encontrou mais a saída e terminou morrendo no local, outros, que ele foi atacado por onças que moravam na caverna ou ainda picado por cobras venenosas.

Veja mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS