NOTÍCIA DESTAQUE

Conhecida como ‘Capital do Milho’, Itaueira é destaque na produção do alimento

Publicado

em

O milho é um alimento bastante conhecido na gastronomia piauiense, ainda mais nesta época, com as comidas típicas de São João. Para conhecer de perto a produção deste alimento, o Piauí de Riquezas deste sábado (26), foi até Itaueira, município a 340 km de Teresina, conhecido como a “Capital do Milho”.

Itaueira possui 14 mil habitantes e foi emancipada em 1952. O professor Chiquinho Feitosa contou que a cidade levou este nome devido ao rio que banha a região.

“Itaueira iniciou com a criação de gado em uma fazenda. Ela se expandiu e, devido à pastagem, chamou a atenção de moradores de outros estados. O nome da cidade foi dado pelo fato do rio passar em grande parte das terras da região e desaguando no Rio Parnaíba”, disse à TV Clube.

O fortalecimento da agricultura no município ocorreu em virtude da Barragem de Poços, um espaço que atrai turistas e que beneficia as pessoas que vivem da pesca e do cultivo de milho.

Conhecida como ‘Capital do Milho’, Itaueira é destaque na produção do alimento — Foto: Reprodução/TV Clube

“Para nós, ela faz parte da nossa vida. Foi uma época muito difícil, principalmente na década de 80, onde a seca era muito forte. Além de nos dar essa beleza toda, ela deu emprego aos nossos antepassados na época que foi construída. É uma barragem que tem um potencial enorme, turístico e agrícola, e nós não estamos explorando tudo”, comentou José Cardoso, membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da região.

Publicidade

Assim, Itaueira recebeu o título de “Capital do Milho”, por ser o município do estado que mais produz este alimento por metro quadrado nos moldes da agricultura familiar.

“Eu planto escalonado na segunda e quinta-feira para que não falte milho e ração para os animais. A gente vende as espigas para consumo humano e seus derivados. Sobre os pés, a gente aproveita para o gado”, afirmou o produtor rural Aldenor Lima.

Foi-se desenvolvido também o “Festival do Milho”, evento que acontecia na praça central da cidade e que reunia atrações nacionais, e até um concurso de Rainha do Milho.

“Com a criação de roças de milho, resolve-se criar a festa do milho, que era privada. Depois, mudou para festival, trazendo para todo mundo o evento na praça central”, comentou o professor Chiquinho Feitosa.

Com a alta produção de milho na região, os empresários do ramo alimentício aproveitam para apostar em pratos com a utilização do alimento. É o caso da empresária Waldilene Rodrigues, dona de uma confeitaria em Itaueira. Em sua loja, são diversas as comidas com milho: bolo de milho tradicional, pamonha, bolo pamonha.

Publicidade

“O milho é um ingrediente nutritivo para a nossa saúde e é bem aceito pelos clientes. O meu esposo é um grande produtor de milho e nós vivíamos exclusivamente dessa produção. Daí, construímos nossa confeitaria que hoje é a nossa fonte de renda”, relatou.

Fonte: G1 PI

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile