Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Conselho Tutelar e PM alertam para incidência de crimes envolvendo menores em Picos

Publicado

em

Fator que tem chamado atenção na criminalidade de Picos é a participação de menores em furtos/roubos, dentre outros crimes. Além disso, um dado alarmante é que este público também entrou para a estatística dos homicídios registrados em 2017 no município picoense. Dois adolescentes, Marcos Moreira de Lima, 17 anos, morto à tiros em fevereiro, no bairro Junco, e Michael Carvalho da Silva, 13 anos, encontrado morto no dia 13 de dezembro, no bairro Morada Nova, estão entre as vítimas.

Para o presidente do Conselho Tutelar de Picos, Raimundo Nonato, o quadro é preocupante, mas revela a falta da estrutura familiar na vida dos menores que enveredam pelo mundo do crime.

“Eles não tem base familiar, não tem estrutura. O adolescente mesmo que morreu no início do ano ele não tinha nem pai, nem mãe, era criado pelos avós. Esse último homicídio do menor ele também era desassistido, não tinha pai. Podemos notar que são sempre os mesmos casos, os mesmos bairros, locais, mudando apenas o personagem”, afirmou o conselheiro.

Raimundo Nonato destacou que o órgão neste ano bateu recorde no número de atendimentos à menores. Até a presente edição impressa já haviam sido registradas 510 ocorrências pelo Conselho Tutelar, um número superior a 2016 quando foram catalogados 308 atendimentos. O conselheiro também revelou com base num relatório fornecido pela Delegacia Regional de Polícia Civil que de janeiro à junho de 2017, o número de crimes com participação de menores já era superior ao do ano passado.

Para o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar, em Picos, tenente-coronel Edwaldo Viana, o constante envolvimento de menores em ações criminosas é também desencadeado pela falta de punição legal.

Publicidade

“Vemos com muita preocupação, pois é muito comum este quadro e os adolescentes tem consciência que as leis os beneficiam. Temos reforçado que a segurança pública começa na família, os pais devem olhar mais para os seus filhos”, frisou o comandante.

Comandante Edwaldo Viana

Em 2016, a Polícia Militar realizou 80 apreensões de menores na cidade de Picos. A expectativa é que o balanço de 2017 seja ainda maior.

Fonte e foto: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS