NOTÍCIA DESTAQUE

Conselho Tutelar ficou quase trinta dias sem carro antes da morte do menino no Piauí

Publicado

em

Caleb, um menino de apenas cinco meses, morreu no bairro Torquato Neto, zona Sul de Teresina, abandonado. O Conselho Tutelar informou ao OitoMeia que acompanhava a família desde 2013 e que constantemente recebia denúncias relacionadas à situação de vulnerabilidade vivida pelas crianças. No entanto, o órgão ficou impossibilitado de realizar visitas à residência por 30 dias, pois o carro oficial da instituição estava com problemas mecânicos.

“A secretaria de Direitos Humanos disponibiliza um carro oficial para o Conselho Tutelar, mas quem faz a manutenção e mantém a gasolina do veículo é a Prefeitura. No ultimo mês, nosso carro estava com problemas devido à falta de manutenção”, explicou o Conselho Tutelar. “Recebemos denúncias a respeito da situação precária na qual a casa da família se encontrava, mas estávamos sem um veículo no deslocar até residência”, continuou.

Segundo informações de um funcionário que não quis ser identificado, após insistência dos conselheiros, um carro foi dado pela Prefeitura. Só então que o Conselho Tutelar conseguiu realizar um visita na sexta-feira (13/07). A casa na qual a família residia foi invadida por Alice e o companheiro Ivanildo de Sousa. “Após conseguir um carro fomos até o Torquato Neto, mas como não tínhamos um mandato, não havia muito o que fazer. Negociamos com os pais e conseguimos levar as crianças até a residência da avó deles”, explicou à reportagem.

O Conselho Tutelar relatou ao OitoMeia que solicitou o apoio da Polícia Militar durante a visita à residência, mas que ela nunca chegou. “As conselheiras que responsáveis por realizar  o acolhimento das crianças foram ameaçadas pelo companheiro da mãe. Visto que Ivanildo de Sousa já tem um histórico de violência, é uma situação bastante delicada para os conselheiros”, declarou o Conselho Tutelar.

Na segunda-feira (16/07), Aline compareceu até a sede da instituição onde um termo de advertência foi aplicado. Segundo relato do conselheiro, a mulher desobedeceu a medida e após ameaças à avó materna, levou os filhos de volta para a casa.

Publicidade

Na quarta-feira (18/07), a morte do bebê Caleb, após se engasgar com leite, chocou toda a população de Teresina.

Fonte: Oito Meia/Montagem/OitoMeia

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile