Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Cortina de plástico é instalada em hospital de campanha no Piauí para pacientes abraçarem familiares

Publicado

em

É comum os profissionais de saúde ouvirem os pacientes com Covid-19 reclamando da falta da família. Para amenizar a saudade, uma ‘cortina’ de plástico foi instalada nesta segunda-feira (27) no Hospital de Campanha Pedro Balzi, em Teresina, para aumentar o alto astral das pessoas que estão internadas na unidade.

A coordenadora-geral do hospital de campanha, Gina Nogueira, explicou ao G1 que conheceu a ideia da ‘cortina do abraço’ por meio da internet e que decidiu levar para a unidade após perceber que muitos pacientes estavam tristes em passar tantos dias sem ver seus familiares.

“Nós vimos um vídeo no início da pandemia, então eu tive essa ideia. A gente já tinha o passeio terapêutico e nós começamos a chamar os familiares, porque temos muitos pacientes depressivos devido ao distanciamento social. Então veio a ideia de fazer uma cortina, a infectologista autorizou, disse que era viável dentro de um protocolo de limpeza”, afirmou.

O passeio terapêutico é um procedimento adotado pelos profissionais do hospital desde o início de julho. Os pacientes são transportados em cadeiras de rodas ou mesmo caminhando para a área externa da unidade, seguindo todos os protocolos de segurança. O objetivo do passeio, assim como a ‘cortina’, é proporcionar o bem-estar e acelerar o processo de cura.

Passeio terapêutico dos pacientes do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi — Foto: Divulgação /Ascom FMS

Passeio terapêutico dos pacientes do Hospital de Campanha Padre Pedro Balzi — Foto: Divulgação /Ascom FMS

A direção do hospital de campanha confeccionou duas cortinas de plástico e ganhou mais duas. A ideia é de que o material seja trocado após cada paciente utilizá-la. A previsão é que três ou quatro pacientes utilizem as cortinas por dia.

Publicidade

“Os psicólogos irão detectar os pacientes que mais precisam desse abraço. A assistência social será responsável por entrar em contato com os familiares”, contou a diretora.

Nesta segunda-feira (27), a cortina foi instalada e passou por testes. A partir de terça-feira (28), os pacientes poderão utilizar para amenizar a saudade dos seus entes queridos.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS