Connect with us

Alegrete do Piauí

Cultura e Saúde promovem ‘Momento Saúde’ para participantes do Zumba em Alegrete do Piauí

Publicado

em

Cerca de cem pessoas que participam das aulas de zumba, ofertadas pela secretaria municipal de Cultura em Alegrete do Piauí, vivenciaram na manhã da última terça-feira, 27, na Academia da Saúde, na sede do município, o que os envolvidos denominaram de ‘Momento Saúde’.

A ação é realizada em parceria com a secretaria de Saúde que na ocasião verificou as taxas de glicemia, pressão arterial e IMC (Índice de Massa Corporal) e realizou as medidas do corpo. Os exames foram realizados por profissionais da saúde e os resultados foram recebidos na hora.

Segundo explica Maria das Brotas, conhecida como ‘Brotinhas’, coordenadora do NASF e representante da secretaria de saúde municipal nas pessoas que foram detectadas alguma alteração nas taxas, os profissionais de saúde que participaram da ação, Luzimar, Carmina, Aparecida  e Glória orientaram a população e indicaram que essas pessoas procurem por atendimento médico.

Para o secretário de Cultura, Iago Sousa a ação tem se tornado permanente. “Ficamos muito feliz com a parceria entre a Cultura e Saúde que graças a prioridade que o gestor Márcio Alencar tem dado a essa área temos trabalhado em favor de promover a autoestima e prevenir a saúde de centenas de pessoas em Alegrete. Vamos continuar, pois cuidar e ofertar qualidade de vida ao nosso povo é nossa meta” pontuou.

Após o ‘Momento Saúde’, os integrantes do Zumba presentes, foram servidos com uma salada de frutas e participaram da aula de zumba com o professor Igor Nogueira, que acontece semanalmente nas terças, quinta e sábados.

Publicidade

DADOS

Dados do Ministério da Saúde apontam que 17,9% da população é obesa e 52,5% apresenta excesso de peso. Já a hipertensão e o diabetes – que também serão doenças identificadas no Momento Saúde– representam importante risco cardiovascular quando descompensadas. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, Vigitel, realizada em 2014, os fatores de risco para doenças crônicas, como a hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, são responsáveis por 72% dos óbitos no Brasil.

Veja fotos da ação:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS