Curral Novo do Piauí

CURRAL NOVO | Prefeitura implanta Diário Online e melhora gestão educacional

Publicado

em

Com o objetivo de melhorar a gestão educacional da rede municipal, a Prefeitura de Curral Novo do Piauí, através de sua Secretaria de Educação, implantou nas escolas municipais, o Diário Online, que vai facilitar o gerenciamento de toda a Rede Municipal de Ensino.

O Diário Online, que permitirá aos professor registrarem as frequência dos estudantes por meio de computadores, notebooks, smartphones ou tablets,  foi  implantado através do I-Educar, que é um software livre, que descomplica e torna  mais eficaz  a gestão dos processos  escolares, matrículas  e dados dos alunos.

A empresa Portabilis está capacitando os técnicos da Secretaria de Educação, coordenadores e diretores que participaram do treinamento no Núcleo de Tecnologia Educacional, para a implantação do I-Educar. Os professores, também, estão recebendo treinamentos.

Segundo a secretária de Educação, Erasma Alves,  “O Diário de classe é um documento oficial de registro,  que se faz todos os dias no ambiente escolar, ao qual é preenchido pelo professor, como também, é um instrumento de consulta da Secretaria, da coordenação e da direção. “É uma importante ferramenta que comprova a frequência dos estudantes nos casos de solicitações judiciais, administrativas, dentre outras, e o Diário Online, tornará  nosso trabalho, mais ágil,  eficiente, dinâmico, transparente,  além  do que vai gerar mais economia para pasta”, explicou.

Ainda de acordo com Erasma, o sistema também permitirá que os docentes lancem seus planos de aula, conteúdos programáticos, atividades e nota das avaliações. “Tudo é computado e sincronizado, além de otimizar o tempo de trabalho,  permitindo ainda um moderno e efetivo controle das atividades nas escolas e creches, da vida escolar dos alunos, dos recursos docentes e do planejamento”, informou.

Publicidade

Por fim, a secretária, disse que  a implantação do i-Educar foi fundamental para o projeto ‘Raio X da Educação’.   “A utilização do software melhorou a gestão educacional ao permitir o acesso a informações sobre a lotação de todos os servidores da Secretaria. Além de  permitir analisar, por exemplo,  a quantidade de alunos por professores e estudantes por auxiliares de serviços gerais, como também o software público, ajuda na verificação da quantidade de turmas existentes no município, onde este trabalho foi realizado para analisar quantas horas/aula eram necessárias para o quadro de pessoal suprir a demanda de alunos de Curral Novo do Piauí”, pontou.

Dentre mais  vantagens do Diário  Online  estão,  a comunicação efetiva, maior controle de frequência, facilitação do trabalho dos professores,  melhoria no rendimento do aluno, método sustentável, anotações mais claras, otimização do tempo  e diminuição de erros.

Para o  prefeito de Curral Novo, Abel Francisco de Oliveira Júnior, mais conhecido, por Júniro de Abel, o novo sistema, vai  otimizar o trabalho da Educação, trazendo mais produtividade para os professores, diretores e demais envolvidos. “Curral Novo dá um passo muito importante na Educação, agregando valor tecnológico em seus processos educacionais”, afirmou.

Sem as aulas  presenciais, por conta da pandemia novo coronavírus, os alunos da rede municipal de Curral Novo, terão acesso ao conteúdo das aulas de acordo com um cronograma diário, planejado pelos orientadores pedagógicos por meio da internet para estudar.

Para acessar o conteúdo das aulas online, os estudantes acessarão a plataforma que a Educação já possui, chamada i-Diário, pelo endereço: https://curralnovodopiaui-pi.portabilis.com.br/usuarios/logar,  inserir o seu código de aluno e a primeira senha é a palavra estudante + o código do estudante encontrado no boletim. Após o primeiro login o aluno deverá alterar a senha.

Publicidade

Para ter acesso ás atividades  basta clicar menu publicações e visualizar as atividades, imagens e vídeos sobre o material disponível. E no menu mensagens será possível responder as atividades propostas pelos professores enviando mensagens, arquivos, vídeos. E
Os pais e alunos, que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Secretaria através dos telefones: (89) 3466-0055 ou (89)9942-2481 – (89) 99424-2275 -whatsapp e pelo e-mail: semec_cnpi@hotmail.com.

Para os estudantes que não tem acesso à internet, a Secretaria Municipal de Educação vai imprimir os conteúdos e os motoristas da educação entregarão  nas casas uma vez por semana.

O i-Educar é um software totalmente online que permite centralizar as informações das unidades escolares, interligando-as a um banco de dados único. Por meio dele é possível efetuar ações diversas, em tempo real, como cadastro de alunos, matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões e geração de horários.

De acordo com informações do site Portabilis,  a centralização dos dados e a geração de relatórios facilita e agiliza a tomada de decisões para os gestores, tanto na unidade escolar como na secretaria municipal. É possível detectar e solucionar um problema em qualquer ponto da rede de ensino e, se for o caso, dar-lhe o tratamento devido.

Para os pais e os alunos há funções interessantes, como a matrícula online e o acompanhamento de notas e frequência. Para este acesso é necessária a realização de um cadastro, que pode ser feito também online, a partir do qual será possível emitir boletins escolares, consultar ocorrências, acessar o quadro de avisos e também enviar mensagens ou e-mails. Ou seja, o i-Educar é também um importante canal de comunicação entre a escola e os pais.

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile