Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Diocese de Picos celebra ordenação diaconal de Marcos Vinícius e Vanderlan Silva

Publicado

em

A Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em Picos recebeu na noite desta sexta-feira (27), centenas de pessoas de várias cidades da Região para prestigiar a ordenação de dois novos diáconos da Diocese Picoense. Foram ordenados diáconos, os seminaristas Marcos Vinícius Rocha Araújo e Vanderlan da Silva Félix de Lima.

A cerimonia de ordenação diaconal foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, e reuniu diversos padres, seminaristas e demais autoridades eclesiais da Diocese de Picos e de outras regiões do Estado do Piauí, além de familiares e amigos dos novos ordenados vindos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição na cidade de Bocaina, município de origem de Marcos Vinícius e também da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Itainópolis onde estava o então diácono Vanderlan da Silva.

O ato sagrado foi marcado por momentos de mantra, entrada, inscensação, ato penitencial, hino de glória, salmo, aclamação, ladainha de todos os santos, paramentação, ósculo, ofertório, santo, comunhão I e II, pós-comunhão, entrada dos amigos do seminário, canto final e hino da padroeira.

Os dois novos diáconos que receberam o sacramento do primeiro grau da ordem, passarão seis meses atuando no ministério da igreja. Os diáconos como explica dom Plínio José exerceram e continuarão a exercer a caridade. “Vão exercer na igreja a missão de pregar a palavra, assim como eles proclamaram o evangelho. Irão auxiliar também o bispo e os presbíteros nos serviços do altar, preparar o sacrifício que é exatamente a sacristia”, esclareceu.

Dom Plínio explicou também que existem dois tipos de diáconos. O diácono permanente que mantém-se a vida inteira e pode ser exercido por homens casados. O outro grau é o diácono transitório que permanece por apenas seis meses em estágio e experiência do servir a palavra do altar e a caridade para receber o segundo e terceiro grau.

Publicidade

Tomada por bastante emoção, ao lado do esposo Wisley Alencar, Cleidiane Sousa é membro do grupo de canto da Igreja Nossa Senhora da Conceição em Bocaina, presente na cerimônia de ordenação diaconal, se dirigiu ao altar com a âmbula e entregou ao ordenado diácono Marcos Vinicius.

“Foi o resumo de uma longa caminhada dele. Marcos Vinícius lutou muito para chegar aqui hoje e ele é o orgulho de nossa cidade. Minha sensação foi de gratidão, de alegria, de júbilo para com ele, de satisfação. Realmente me emocionei porque tenho um carinho enorme. Então só tenho a agradecer a Deus porque ele é filho de Bocaina, ama Bocaina, e sabe que a ordenação dele hoje é a alegria do povo bocainense”, declarou muito emocionada Cleidiane Sousa.

O ordenado diácono, Marcos Vinícius, natural da comunidade Agrovila, zona rural de Bocaina, atuou oito anos como seminarista e falou sobre o momento de ordenação que é mais uma nova etapa na carreira sacerdotal. O recém-ordenado ficará na Paróquia São José Operário, no bairro São José, em Picos.

“Esse é um momento de grande alegria para mim e meu irmão Vanderlan. Estamos chegando à finalização de uma caminhada de oito anos, a qual esperamos com muita alegria, com muito amor, mas também com muita luta. Nos colocamos ao serviço da Diocese de Picos para servir, atualmente como diáconos e futuramente como padres. Além da alegria que rompe nosso coração em sermos agraciados por Deus, também a alegria em servirmos e ajudarmos a igreja naquilo que precisar. Durante esses seis meses ficarei na Paróquia São José Operário, no bairro São José, ajudando na diaconia da saúde, e também na casa com as pessoas em situação de rua. A última paróquia que estive foi na catedral e em julho em Francisco Santos”, declarou Marcos Vinicius que esteve na celebração da missa solene no 265º festejo de Nossa Senhora da Conceição em Bocaina, no último dia 08 de dezembro.

Vanderlan da Silva Félix de Lima que também foi ordenado diácono na noite desta sexta-feira (27), revelou seu sentimento em estar ao lado de familiares e amigos durante a cerimônia de ordenação diaconal.

Publicidade


“É uma alegria muito grande, eu nem sei como explicar. É algo que nutri desde pequeno, quando me entendi por gente, e foi amadurecendo à medida em que fui crescendo. Então a vocação sacerdotal cresceu comigo. Na minha idade, após os 18 anos, decidi ir para o seminário e lá fiz todo o processo vocacional. Quando um jovem vai para um seminário ele passa por várias etapas de discernimento, de amadurecimento da vocação humana e espiritual. E os anos foram se passando e a vocação foi se confirmando. Hoje fui ordenado um diácono transitório, em vista o ministério sacerdotal que receberei em, no máximo, seis meses, com a graça de Deus. Estou muito feliz em unir-me à Diocese de Picos, onde agora faço parte do clero dessa Diocese. É uma alegria sem fim”, disse o diácono que permanecerá na cidade de Paulistana.

Ainda no início do ato solene, Padre Fernando Armando, mencionou o nome das autoridades eclesiais presentes na cerimônia de ordenação.

Estiveram presentes os padres da Diocese de Picos: Padre Chiquinho, Padre David, Padre João, Padre Assis, Padre Sebastião, Padre Mairton, Padre Francisco Ramires, Padre Claudio, Padre Antônio Cristo, Padre Flávio, Padre Manoel, Padre Marcos Roberto, Padre Espedito, Padre Fernando, Padre Ismael, Padre Paulo Henrique, Padre Feitosa, Padre Antônio Mendes, Padre Jonas, Padre Wagner, Padre Sérgio, Padre Berto, Padre Ferdiram, Padre Pio, Padre Paulo, Padre Francidilson, Padre Gregório, Padre Feliciano.

Matérias Relacionadas – Veja fotos da ordenação diaconal de Marcos Vinicius e Vanderlan Silva na Catedral de N. S. dos Remédios em Picos

– Dom Plínio anuncia transferência de cinco padres da Diocese de Picos. Veja!


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS