Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Dois presos morrem e 14 seguem internados por suspeita de leptospirose em presídio no Piauí

Publicado

em

Dois presos morreram e 14 seguem internados por suspeita de leptospirose na Cadeia Pública de Altos, a 37 km de Teresina. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou pela primeira vez sobre a infecção no início do mês, quando 48 detentos apresentaram sintomas parecidos. Na época, sete deles foram internados, um morreu na quinta-feira (14) e um segundo óbito foi registrado nessa terça-feira (19).

O G1 procurou a Sejus, que não se posicionou sobre a suspeita dos presos estarem com leptospirose. A doença infecciosa é causada pela leptospira, uma bactéria encontrada na urina de roedores e de outros animais.

Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça informou que os detentos que vieram a óbito apresentaram sintomas de uma infecção ainda não identificada. Outros 14 detentos estão internados em hospitais de Teresina. A Sejus destacou que está realizando exames e investigando a causa dos sintomas apresentados pelos internos da Cadeia Pública de Altos.

A suspeita é que os presos tenham sido contaminados pela água do presídio, de acordo com relatório preliminar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) encaminhado para o Ministério Público do Piauí (MP-PI), durante audiência realizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Altos.

O exame preliminar da Sesapi teria detectado a presença de coliformes fecais na água e o quadro clínico de alguns dos detentos foi apontado como leptospirose, infecção causada por bactéria transmitida por animais como o rato por meio do contato com água, solo ou alimentos contaminados.

Publicidade

Depois de relatada a suspeita de contaminação pela água, a Sejus afirmou realizou a limpeza da caixa d’água e tubulação da unidade, bem como irá implementar o tratamento da água da penitenciária, que, até que a situação seja resolvida, os internos estão consumindo água mineral.

Casos

Os sete primeiros detentos que foram internados apresentaram um quadro de insuficiência renal. No dia 8 de maio, quatro deles tiveram alta e três permaneceram hospitalizados. Por questão de segurança, devido à pandemia da Covid-19, os pacientes foram testados para o coronavírus, mas os exames deram negativo.

Na quinta-feira (14), um preso identificado pelas iniciais F.W. M. S., morreu após apresentar quadros de insuficiência renal, septicemia e pneumonia no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Nessa segunda-feira (18), mais cinco detentos precisaram ser hospitalizados. A Sejus não soube informar se os detentos internados nesta segunda já estavam entre os que tiveram a infecção detectada ou se são novos casos.

A Sejus também não informou sobra internação de outros sete presos, que somados aos cinco internados na segunda (18), totalizam os 14 detentos hospitalizados.

Publicidade

Protesto de familiares

Familiares de detentos realizaram o protesto nesta segunda-feira (18) no Centro de Teresina — Foto: Divulgação

Familiares de detentos realizaram o protesto nesta segunda-feira (18) no Centro de Teresina — Foto: Divulgação

Familiares de presos da Cadeia Pública de Altos realizaram um protesto nessa segunda-feira (18), no Centro de Teresina. Os manifestantes pediram mais esclarecimentos sobre a infecção. A esposa de um preso, que preferiu se identificar apenas como Leide, disse que parentes do detento que morreu devido à doença estão indignados.

Segundo a manifestante, familiares pedem mais informações sobre o estado de saúde dos mais de 40 presos que também foram infectados. “As pessoas estão indignadas, porque se fosse nosso familiar, nós também estaríamos da mesma forma”, comentou.

Nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Justiça informa que os internos Francisco Wellington Moraes Santos e Martoniel Costa Oliveira, ambos da Cadeia Pública de Altos, vieram a óbito, com sintomas de uma infecção ainda não identificada. Outros 14 detentos estão internados em hospitais de Teresina. Diante dessa ocorrência, a Sejus está realizando ações de controle na unidade penal. Dessa forma, uma equipe de médicos especialistas está acompanhando, diariamente, os internos do presídio. Além disso, a Sejus realizou a limpeza da caixa d’água e tubulação da unidade, bem como irá implementar o tratamento da água daquela penitenciária. Enquanto isso, os internos da unidade penal estão consumindo água mineral. A Sejus informa, ainda, que está realizando exames e investigando a causa dos sintomas apresentados pelos internos da Cadeia Pública de Altos.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS