Connect with us

Alegrete do Piauí

Educação de Alegrete promove formação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Alegrete do Piauí promoveu no último dia 09 de julho, das 07h às 11h30min, na Unidade Escolar Tertuliano Sanches Leal, uma formação do SAEPI – Sistema de Avaliação Educacional do Piauí. O evento contou com apoio da Prefeitura, na gestão da prefeita Lilian Alencar. No município o programa tem como coordenadora-geral, a professora Valdênia Silva.

O objetivo da formação, ministrada pelas coordenadoras pedagógicas escolares da zona rural e da sede, Lúcia Oliveira, Eva Alencar e Marciana, foi apresentar o material da formação com intuito de capacitar os professores aplicadores.

O público-alvo envolveu coordenadores, diretores e professores titulares dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática e professores aplicadores (da prova), das escolas João Jacob de Araújo, Tertuliano Sanches Leal, Antônio Gonçalo e Pedro Cazé.

De acordo com a professora Lúcia, como metodologia em busca de preparar os alunos do 2º e 5º das escolas municipais e do 6º e 9º ano da rede estadual, foi aplicado o simulado de forma presencial, acompanhados pelos professores aplicadores para que os mesmos tivessem contato com a avaliação e também pelos docentes titulares.

“O principal objetivo foi repassar as normas de aplicação da prova oficial para que os alunos tomem conhecimento. Cada coordenador levou seu grupo de trabalho, os professores do 2º ano e 5º ano”, destacou a professora, Lúcia Oliveira.

Publicidade

A secretária de Educação, Virgínia Célia, falou sobre a formação. “É um encontro muito importante para trabalhar o aluno e esse já se familiarizar com as normas da prova. Dessa forma há maiores chances de um bom desempenho na avaliação”, destacou a secretária de Educação.

SAEPI

O Sistema de Avaliação Educacional do Piauí – SAEPI, busca observar o desempenho de estudantes do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e as 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio por meio de testes padronizados, cujo objetivo é aferir o que eles sabem e são capazes de fazer, a partir da identificação do desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais para que consigam avançar no processo de escolarização.

É uma avaliação educacional externa em larga escala e produz informação que viabiliza o monitoramento do direito à educação nas escolas do Piauí, permitindo um acompanhamento periódico de indicadores referentes às instituições e aos estudantes individualmente.

O programa, com o intuito de medir com maior precisão a qualidade do ensino ofertado, trabalha com duas disciplinas-chaves: Língua Portuguesa e Matemática.

Publicidade

Desde 2011, foram mais de 300 mil alunos avaliados na rede estadual de ensino.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS