Educação de Fronteiras inaugura instalações de projeto de reaproveitamento de água na escola
Publicado por: José Antônio Ferreira Costa | Data: 10/06/18

Educação de Fronteiras inaugura instalações de projeto de reaproveitamento de água na escola

Neste sábado, 09, dia em que o município de Fronteiras completou 83 anos de emancipação política, a prefeita Maria José e a secretária de Educação Verônica Ribeiro inauguraram as instalações de um importante e ousado projeto, intitulado de “Sou Guardião da Água”.

A inauguração aconteceu na escola José Aquiles de Sousa – o Sousão, que tem como diretora a professora Marias das Graças, onde o projeto foi desenvolvido. O referido projeto foi idealizado pela professora Inácia Ribeiro, com a colaboração da equipe de profissionais da escola, bem como com a contribuição do Sr. Joel, que tem na sua residência toda uma encanação para captar água da chuva. E contou com o apoio da professora Isaura Calyne.

Já instalado com recursos da gestão da Educação de Fronteiras, a escola já está reaproveitando a água utilizada na pia da cantina, para limpar a escola e vasos sanitários.

No local, foram implantados uma encanação auxiliar, que desvia a água da pia que antes era lançado no esgoto público, lançando-a numa caixa de gordura, onde separa; sólidos, água e gordura. Da caixa de gordura a água que já está separada da gordura e dos sólidos, vai para a caixa de decantação, caixa esta composta de tela1, areia e tela 2 e bomba de sucção, objetivo este reter alguns sólidos que porventura venham junto com a água, em seguida com o auxílio da bomba, a água é lançada num reservatório e tratada com hipoclorito de sódio, de onde é distribuída pela força da gravidade, para encanação que dará acesso a uma torneira e caixa de descarga dos banheiros.

_ Pronunciamentos

Na cerimônia de inauguração das instalações, a professora Inácia Ribeiro falou sobre todas as etapas em que o projeto já passou. “Esse projeto surge a partir das conferências nacionais, estaduais e municipais pelo meio ambiente. Nós professores elaboramos esse projeto, juntamente com os alunos, para mostrar como é possível termos atitudes sustentáveis. Elaboramos o projeto, mostramos para toda a comunidade escolar na conferência municipal, depois cadastramos na plataforma da conferência e fomos selecionados para a etapa estadual que era apenas 50 projetos de 610 cadastrados.  Passada esta etapa, apenas um projeto seria selecionado para a etapa nacional, e o nosso foi o projeto escolhido para representar o Piauí, de 15 à 19 de junho em São Paulo” disse.

A aluna Isabely, delegada eleita para representar o Piauí, em São Paulo, falou da sua alegria. “Participar da conferência municipal foi muito importante para mim. Quando soube que teria de apresentar o nosso projeto em Teresina, para outros professores, pessoas importantes, outros alunos tão dedicados quanto eu, fiquei muito nervosa e estava com alguns problemas na hora da apresentação mas a professora Inácia me ajudou bastante e eu consegui fazer uma boa apresentação, o que nos permite agora, viajar para São Paulo e mostrar o projeto da UEJAS para escolas do Brasil inteiro. Espero que quando todos verem o quão nossa intervenção é importante, possam fazer o mesmo em suas escolas e em suas vidas. Está sendo incrível e emocionante a ideia de deixar minha cidade e ir representar o Estado do Piauí fora de casa, mas tenho certeza que com garra, iremos fazer isso muito bem” frisou.

A prefeita Maria José que acompanhou a inauguração das instalações, falou emocionada no evento e disse que se sente honrada em ver o município de Fronteiras, sendo destaque no cenário nacional. “Quero parabenizar a todos os que estão envolvidos nesse projeto, pois é de suma importância para o nosso município, água é vida”, relatou Maria José.

“A educação de Fronteiras é uma educação de qualidade. Estamos hoje implantado na prática essa nova ideia de reutilização da água, e com isso realizaremos não só esse projeto, mas muitos outros que virão”, finalizou a gestora.

A secretária de educação do município de Fronteiras Verônica Ribeiro, destacou sua felicidade pela cidade está completando mais um ano e fala sobre a implantação do projeto coordenado pela professora Inácia Ribeiro e a Isabely. “Vocês presentearam Fronteiras com o que tem de melhor, a cidade já tem problemas em relação a água e tratar sobre racionamento e reutilização da água é fantástico”, falou a secretária anunciando que vai levar esse projeto para todas as outras escolas do município.

A inauguração foi prestigiada por várias pessoas, dentre as quais, a supervisora de ensino, Hidelgárida Bezerra, a representante do Sindicato dos Servidores em Educação, professora Maria Vanderlucia; Luísa Maria (Diretora da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro); Maria das Graças da Silva (Diretora da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa);Joaquina Girlúcia (Diretora da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima) Cícera Vanda da Costa Sousa (Diretora do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho); o coordenador do CRAS, Raoni Sousa; o gerente do Banco do Brasil Madison; o assessor na capital Hirklesson Ribeiro, o líder político Zé Odon e o secretário de Comunicação Clediomar Sousa.

_Veja mais fotos:

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Padre Marcos divulga programação dos festejos de “Nossa Senhora da Conceição”

Uma vasta programação marcará o dia 8 de dezembro na comunidade Riacho do Padre, no município de Padre Marcos. A Prefeitura Municipal, gestão do prefeito Valdinar Silva, divulgou nesta terça-feira

Fronteiras

Após divulgação de boletim, 02 profissionais da Saúde de Fronteiras testam positivo para Covid-19

Após divulgação do boletim pela Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras, na noite desta terça-feira (16), o órgão em nota, afirmou que mais duas pessoas, sendo estes, profissionais da Saúde,

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Paróquia de Padre Marcos lança símbolo oficial do centeário

A Paróquia de Santo Antônio, em Padre Marcos, comemora este ano o aniversário de 100 anos de construção da Igreja Matriz.Um grande evento está sendo preparado para comemorar a importante