Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Educação de Pio IX promove Aulão Preparatório para a prova do SAEB

Publicado

em

Teve início na manhã desta terça-feira (2), os aulões preparatórios para os alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), na qual o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira / Ministério da Educação (INEP / MEC) avalia a qualidade do ensino oferecido pelo Sistema Educacional no Brasil. Inicialmente foram atendidos 110 alunos, nos turnos manhã e tarde, da Unidade Escolar Maria Matutina.

Nesta quarta-feira (03), o trabalho terá continuidade com alunos das localidades Recreio, Coivaras, Serra da Baraúna e Pau Ferro. Na quinta-feira (4) será a vez das escolas Projeto Mineiros, na Baixa do Poço e José Antão de Alencar Neto, na localidade Cova Donga.

 

Segundo a professora Ruthinéia Vieira, a preparação para a prova vai além de ministrar o conteúdo.

“Nós estamos trabalhando com essas crianças a concentração, a importância dessa avaliação para o município, para a escola, para a aprendizagem deles. É feito todo um processo de conscientização e de sensibilização com os estudantes”, relata.

Publicidade

O exame destinado aos estudantes do 5º ano contempla as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. De acordo com o Inep, a aplicação da prova acontecerá entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2019.

A coordenadora geral da Secretaria Municipal de Educação de Pio IX (Semec), Nayane Sousa, explica que serão ministradas aulas aos alunos do 9º ano, que também irão participar da avaliação

“Nos próximos meses, iremos incluir esse grupo que também é peça-chave da avaliação do MEC. Vamos até essas localidades mais distantes e estamos percebendo que os alunos estão gostando da nossa metodologia. Isso nos deixa bastante otimistas” completa.

Para a prefeita de Pio IX, Regina Coeli, o investimento em ações como essa é essencial para o bom desempenho dos estudantes nas provas que virão. “Nós sempre tivemos um olhar muito especial para a educação. Então, não poderíamos deixar de preparar os alunos e alunas para esse momento tão importante para o município”, frisa.

 O SAEB

Publicidade

É um sistema que permite produzir indicadores referentes à educação no Brasil, regiões, Unidades da Federação e, quando possível, para os municípios e escolas. Também permite também avaliar a qualidade, a equidade e o nível de eficiência educacional praticado nos vários níveis governamentais; subsidiar a criação, o acompanhamento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em indícios; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional.

Fonte: Ascom/Pio IX


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS