Connect with us

Inhuma

Em Inhuma, nova Secretária de Saúde é apresentada e prefeito fala de investimentos na área

Publicado

em

Maxshuellma Rufino, foi apresentada oficialmente na manhã desta terça-feira, 12/03, como a nova Secretária Municipal de Saúde, do município de Inhuma – PI. Na ocasião foi também apresentada para a nova secretária, os funcionários que integram a pasta.

A cerimônia ocorreu no auditório da Escola João de Deus e contou com as presenças do prefeito Antônio Rufino Silva Júnior, o Silva Júnior (PT); do secretário de Administração, Felipe Rufino; da vereadora Aparecida Barbosa; da Diretora do Hospital Inhazinha Nunes, Dra Daniela Nogueira e de funcionários que integram as sete equipes de Estratégia de Saúde da Família –ESF, equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, equipe do CAPS e o corpo administrativo.

A nova gestora da pasta é advogada, assistente social e assumiu nos dois primeiros anos da gestão Silva Júnior, o cargo de Secretária Municipal de Ação Social e Trabalho. Na Saúde, ela substitui Naira Celene de Paula Carvalho, que esteve à frente da pasta por dois anos.

Em seu discurso, Maxshuellma Rufino, disse que não medirá esforços para conduzir a pasta à altura que Inhuma merece. Falou do importante papel da mulher na sociedade e das expetativas do novo desafio assumido.

“Quero agradecer ao prefeito Silva Júnior pela confiança depositada em mim e que neste momento me faz sentir a sensação de ser mulher, valorizada e entusiasmada. Por isso aproveito para abraçar todas as mulheres que vivem nesta luta por direitos[…]. Queremos ter uma relação próxima com toda a equipe de Saúde. É um grande desafio, mas tenho certeza que junto com toda equipe faremos sim um brilhante trabalho. Todos estão aqui com uma grande expectativa em relação a nova secretária, eu também tenho uma grande expectativa da equipe, mas a inversão disto é trazer para nós a nossa responsabilidade, procurar em nós mesmos as expetativas que os outros tem em nós. O que você operador da saúde tem a oferecer a gestão, as pessoas? O que você tem feito de bom?  Vamos olhar nesta direção e tudo dará certo”, disse emocionada.

Publicidade

Maxshuellma Rufino destacou ainda que os profissionais de saúde devem focar na humanização dos atendimentos. “Nosso saber profissional e humano deve serem colocados acima da gestão, fazendo com que os usuários que procuram nossos serviços sejam bem atendidos. Que agente mostre nosso lado técnico, profissional, mas acima de tudo o lado humano. A medida que a gente começa a ver os compromissos do nosso dia a dia como missão, a vida se torna mais fácil. Vamos fazer o nosso papel e dar o nosso melhor para a saúde de Inhuma. Pretendo me esforçar, me empenhar e desenvolver meu trabalho com maestria. Obrigado pela recepção que tive até aqui e vamos melhorar cada vez mais”.

O prefeito Silva Júnior ressaltou em seu discurso que a reforma administrativa é importante para avançar com o crescimento da cidade e destacou o bom trabalho feito pela ex-secretária durante os dois anos de sua gestão. “Estamos fazendo reformas administrativas no âmbito municipal no sentido sempre de manter e melhorar os serviços ofertados. Parabenizo a recém empossada secretária de Saúde, Maxshuellma Rufino. Ela assume um grande desafio. Uma pasta que exige muito de toda equipe. Mas desejo sucesso e que ela traga as melhorias que nosso povo de Inhuma tanto espera”, disse.

O gestor ainda falou sobre os investimentos que estão sendo feitos na área da saúde e anunciou novas conquistas. “Temos lutado diuturnamente para dar condições de trabalho a toda equipe e levar qualidade de vida a nosso povo, realizando melhorias nos centros de saúde e ofertando serviços de qualidade. Pretendo até o mês de março, implementar junto a Câmara de Vereadores, o Plano de Cargos e Carreiras da Saúde municipal. Isto é uma das metas da gestão Construindo Uma Nova História, e não foi feito ainda por conta dos limites de gastos com pessoal previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Mas vai ser feito, é justo e merecido”.

Silva disse que concederá nos próximos dias, o reajuste salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias do município. “Com o objetivo de dar suporte legal aos pagamentos, no âmbito municipal, nós enviamos e a Câmara Municipal aprovou a lei que fixa o novo piso salarial dos nossos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias do município. Vamos também nos próximos dias entregar a esta classe, equipamentos para facilitar o trabalho feito”, disse.

O prefeito anunciou ainda a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no município. “Vamos ser beneficiados nos próximos dias, com O SAMU que irá colaborar de forma grandiosa para a qualidade da saúde de Inhuma. Também anuncio a implantação da 8ª equipe de Estratégia de Saúde da Família e também de Saúde Bucal”, concluiu.

Publicidade

Expectativas

A enfermeira Ana Maria, que atua no Centro de Saúde Sossego, falou das expectativas da chegada da nova secretária e avaliou a gestão Silva Júnior na saúde municipal.

“Pelo o que foi dito pela nova secretária, percebe se que ela pretende trabalhar de forma humanizada. E isso é muito importante. Desejo boas – vindas a ela e desde já parabenizo a gestão Silva Júnior pelo desempenho na saúde municipal”, destacou.

A médica Raila Ferreira Dantas, que atua no Centro de Saúde, João Antônio de Sousa frisou que todo trabalho deve ser voltado para o povo. “Esperamos que haja melhorias na Saúde Municipal. Sinto que mesmo com todo o aparato ofertado,  a população de Inhuma ainda é carente em relação aos acessos aos serviços de saúde, como exames por exemplo,  e acho que o trabalho da nova secretária deva ser focado neste propósito, ofertar um acesso e a oferta de serviços a população”, disse.

Rede Municipal de Saúde

Publicidade

A Rede Municipal de Saúde de Inhuma é composta por sete equipe de Estratégia de Saúde da Família, sendo elas: ESF – 1, João Antônio de Sousa (Bairro Liberdade); ESF – 2, Centro de Saúde Sossego (Bairro Sossego); ESF – 7, Centro de Saúde José Lino (Bairro Centro); ESF – 3, Centro de Saúde Baixas (Povoado Baixas, com anexo na localidade Jabuti); ESF – 4, Centro de Saúde Roque (Povoado Roque, com anexo na localidade Magro); ESF – 5, Centro de Saúde Forte (Povoado Forte, com anexo na localidade Alegrete) e ESF – 6, Centro de Saúde Buriti Comprido (Localidade Buriti Comprido, com anexos na localidade Curral Velho e Maracaí; a Unidade Mista de Saúde Inhazinha Nunes, na sede; sete equipes de Saúde Bucal, que funciona nos respectivos centros de saúde, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, que funciona no Centro de Saúde, João Antônio de Sousa; o Centro de Apoio Psicosocial – CAPS 1 e o corpo administrativo da secretaria.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS