Connect with us

Fronteiras

Em Teresina, secretária de Educação de Fronteiras participa de lançamento do “Currículo do Piauí”

Publicado

em

Representantes de 09 municípios do Estado do Piauí, participaram do lançamento simbólico do “Currículo do Piauí” nesta terça-feira, 22 de dezembro. A solenidade promovida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) aconteceu em Teresina, no auditório da FAPEPI- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí.

Da região Sudeste do Piauí participou a secretária municipal de Educação da cidade de Fronteiras, Verônica Pereira. A docente fala da solenidade como um momento prazeroso e diz que o Currículo do Piauí é de grande importância para crianças e adolescentes.

“Muito feliz e honrada em ter participado da solenidade junto aos oito municípios. A gente sente a falta da companhia dos amigos e colegas que não puderam participar por conta da pandemia. O currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental é de grande importância para nossas crianças. Nos sentimos lisonjeados em participar desse momento histórico”, declarou Verônica.

“Ficamos muito envaidecidos por estarmos representando Fronteiras”, concluiu a secretária municipal de Educação de Fronteiras, Verônica Pereira.

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação do Piauí, Érica Graziela, deu boas-vindas aos participantes. A gestora enalteceu a participação dos dirigentes municipais.

Publicidade

A gestora evidenciou, ainda, os atores que contribuíram para a construção do documento no Piauí. “É importante destacar a participação dos dirigentes municipais, técnicos das secretarias, gestores escolares, professores e estudantes que participaram desse processo de construção do currículo através de consultas públicas, formações e eventos”, disse.

O Currículo do Piauí é o resultado do trabalho de profissionais da Educação, em regime de colaboração, em todo o território piauiense. O documento foi construído a partir de estudos para o entendimento da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e para a inclusão e equilíbrio junto ao histórico curricular local, às pluralidades e às diversidades dos vários documentos existentes, incluindo os currículos dos municípios.

Compuseram a mesa de honra da solenidade: a presidente da Undime-PI e dirigente municipal de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício; o coordenador Estadual do ProBNCC pela Undime-PI, Antônio de Sousa Silva; a coordenadora do ProBNCC dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Marília Aragão; e o diretor de inovação da Fapepi, Ciro Gonçalves e Sá.

Durante o evento, a presidente da Undime-PI, Érica Graziela Benício, explicou a função do currículo. “O currículo é o caminho que o aluno deve percorrer durante a sua vida na escola, nele estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo de sua vida escolar. Embora tenha sido construído a partir da BNCC, o nosso currículo não é algo estático, ele é dinâmico, é vivo e coerente com a realidade do nosso estado”, disse.

No Piauí, já foram homologadas 186 redes municipais de Educação e serão mais de 400.000 estudantes contemplados com as diretrizes do documento. De acordo com o coordenador Antônio Silva, “Sete municípios tiveram a sua construção própria de currículo e outros 179 aderiram e optaram por, nesse momento, homologar o currículo do Estado do Piauí. Chegando ao percentual de 82% que nos coloca à frente do Nordeste e do Brasil também, mais uma vez o Piauí lidera essa corrida de homologação dentro do território nacional”.

Publicidade

Marília Aragão ressaltou, em sua fala, a distribuição do currículo no estado. “Cada professor da rede municipal que atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e da rede estadual vai receber um exemplar desse, essa é a proposta que foi feita com base no censo escolar de 2019”, afirmou.

“A gente sabe que o documento é tão vivo que tem uma validade, com 5 anos vai ter adequações, então é para a gente usar mesmo em nossas semanas pedagógicas, fazer o planejamento de aula, essa formação vai fortalecer aquilo que os nossos professores já dominam”, finalizou a coordenadora.

Além de Fronteiras, participaram representantes dos municípios de Domingos Mourão, Lagoinha do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro, Valença do Piauí, Pau D’ Arco, Francinópolis e Marcolândia.

     

*Da Redação Cidades Na Net com informações Undime-PI*

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS