NOTÍCIA DESTAQUE

Em vídeo médico revela falta de remédios em pronto socorro lotado em Parnaíba

Publicado

em

Um médico parou os atendimentos no Pronto Socorro Municipal de Parnaíba, a 339 km de Teresina, para informar aos pacientes que estavam na sala de espera que não havia medicamentos em quantidade suficiente para atender a todos. A situação foi registrada em vídeo por um dos pacientes que estavam no local. A secretaria de saúde de Parnaíba informou que a falta de medicamentos foi causada por um surto de gripe e outras doenças.

A situação aconteceu durante a noite de quinta-feira (19), no Pronto Socorro Municipal de Parnaíba. No vídeo é possível ver o médico Mário Benjamin Baptista se dirigir à sala de espera lotada e dizer que quantidade de pacientes no local era maior do que a capacidade de atendimento do pronto socorro, e que os medicamentos antitérmicos injetáveis (dipirona) já estavam em falta há alguns dias.

“Então, pessoas com febre acima de 39 graus não têm o que fazer aqui. Quem tiver com febre alta […] se dirigir ao hospital de urgência que tem, o [Hospital Estadual] Dirceu Arcoverde”, disse o médico no vídeo.

O médico Mario Benjamin disse em entrevista ao G1 que tomou a atitude de falar à população para poupar os pacientes da espera na fila e descobrir apenas no consultório sobre a falta de medicamentos. “Imagine uma criança com 39 graus de febre, correndo risco até de uma crise convulsiva. Talvez demorasse até 1h30min para chegar até mim, e eu ainda não ter a medicação, ter que dizer que não vou poder fazer nada?”, disse o médico.

De acordo com o médico, o volume de atendimentos no pronto socorro atingiu o número de 500 pacientes por dia. Segundo ele as principais queixas são febre e dor, e por isso tem-se utilizado bastante o antitérmico. “Provavelmente, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde não calcularam esse volume tão grande de pacientes, e essa medicação já havia faltado há alguns dias”, contou Mário Benjamin.

Médico Mário Benjamin disse aos pacientes que não havia medicamentos para atender a todos no Pronto Socorro Municipal de Parnaíba. (Foto: Reprodução)

Assista o vídeo

Publicidade

O vídeo viralizou através das redes sociais e aplicativos de mensagens da população de Parnaíba. O médico disse que não esperava que sua fala tivesse esta repercussão. “Mas, se isso serviu para que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde se mobilizassem com mais agilidade para resolver, para mim foi até melhor, por que no próximo plantão vou estar mais tranquilo para atender a população com a medicação disponível”, disse.

Surto de gripe

A Secretaria de Saúde de Parnaíba explicou que os medicamentos faltaram por que a média diária do Pronto Socorro é de 200 atendimentos por dia. Mas, devido a um surto de gripe e de outras doenças o número de pessoas que procurou a unidade subiu para a faixa dos 500 pacientes diários, o que teria sobrecarregado o almoxarifado. A Secretaria afirmou ainda que já tomou todas as providências e que o Ponto Socorro vai receber medicamentos ainda nesta sexta-feira (20).

Fonte: G1

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile