Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Empresa chinesa escolhe o Piauí para investimentos em energia renovável

Publicado

em

O governador Wellington Dias participou do evento que marca a entrega de ações do projeto Gamma e a entrada no Brasil da Corporação Geral de Energia Nuclear da China. O evento aconteceu nesta segunda-feira (24) em São Paulo.

A CGN é uma grande empresa que vai investir em energias renováveis na América Latina e o Piauí é um dos estados escolhidos para os investimentos, ao lado da Bahia e Rio Grande do Norte.

Para o governador, o Piauí deu um grande passo para o avanço do estado, ganhando destaque no cenário nacional na área de energias renováveis. “Queremos ser um parceiro e contribuir, por meio da nossa equipe, em tudo o que for necessário para o bom resultado das operações da empresa. No nosso estado temos um grande potencial para investimentos nas áreas eólica e solar, além de oportunidades com hidroelétricas. Temos muitos pontos de conexão com o sistema nacional de energia. Será um prazer recebê-los no Piauí e, desde já, espero que possamos fazer novos investimentos”, diz Wellington Dias.

A CGN é uma das maiores construtoras de energia nuclear do mundo e o projeto no Piauí será o maior de energia eólica do país.O projeto inicial tem como objetivo a instalação de 660 MW (megawas), sendo que 540 MW já foram vendidos à CGN pela Enel Green Power. Ao todo, cerca de R$ 3,7 bi serãoinvestidos no projeto.

“Somos uma empresa experiente, com a maior mina de urânio na África, com minas no Canadá, Austrália e Cazaquistão, além de projetos de energia renovável na Ásia e Europa. Portanto, nos esforçaremos pa a que esse investimento no Piauí seja um modelo paranovas aplicações no país”, explica o presidente da empresa chinesa, He Yu.CGN

Publicidade

O grupo CGN é uma grande empresa de energia limpa sob a supervisão da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (Sasac) do Conselho de Estado. Foi oficialmente constituída em setembro de 1994. Atualmente tem uma capacidade instaladavtotal superior a 47 GW e mais de 30 GW de geração de capacidade em construção, envolvendo energia nuclear, energia eólica, energia solar, energia a gás e biomassa. Ao mesmo tempo, um bom desenvolvimento foi feito nos campos da aplicação da tecnologia nuclear, habilidades e serviços técnicos e proteção ambiental.

Atualmente é uma das maiores empresas estatais (SOE) na potência instalada, com capacidade de geração fora da China, e também é a maior empresa estatal de energia de gás natural oshore.

Projeto Gamma

O Projeto Gamma no Brasil inclui instalação de 440 MW de energia solar e 91 MW de energia eólica; instalação da Turbines Farm, com um tamanho total instalado de 540 MW, todos colocados em operação. Em 2017, foi assinado um contrato de compra de energia de longo prazo por 20 anos, sendo os preços o maior dos últimos anos e ajustado pela inação. O vendedor, Enel Green Power (proprietário do projeto), é uma subsidiária da Enel National Owner Company, que concedeu à CGN Energy International uma participação de 100% no projeto.

Fonte: Portal AZ

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS