Connect with us

Lagoa do Barro

Enel Green inicia no Piauí operação comercial do maior parque eólico da América do Sul

Publicado

em

A subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel, Enel Green Power Brasil Participações Ltda, iniciou a operação comercial do parque eólico Lagoa dos Ventos (716 MW), o maior parque eólico, atualmente, em operação na América do Sul e o maior parque eólico da Enel Green Power em todo o mundo.

A construção da unidade de 716 MW, localizada nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, no estado do Piauí, envolveu um investimento de cerca de R$ 3 bilhões, o equivalente a cerca de 620 milhões de euros na taxa de câmbio atual.

“Lagoa dos Ventos é um projeto eólico recorde e seu início de operações comerciais é um marco importante para a Enel Green Power em todo o mundo, especialmente à luz dos desafios do cenário global de saúde”, disse Salvatore Bernabei, CEO da Enel Green Power e Head da linha de negócios Global Power Generation da Enel.

Para o governador Wellington Dias, é mais um grande investimento que gera emprego e renda para a população piauiense. “Além de nos colocar como fonte de produção de energia limpa, o investimento gera emprego e renda para o estado, desenvolve regiões e traz desenvolvimento. Não tenho dúvidas de que é o tipo de projeto que quero para o nosso Piauí e estarei sempre apoiando”, disse o governador.

O parque eólico Lagoa dos Ventos, que agora está em operação, é composto por 230 turbinas eólicas e será capaz de gerar mais de 3,3 TWh por ano, evitando a emissão de mais de 1,9 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera.

Publicidade

Da capacidade instalada total da planta, 510 MW foram conquistados pela Enel Green Power no leilão A-6, em dezembro de 2017, e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado, enquanto a produção dos 206 MW restantes será fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais, alavancando a presença integrada da Enel no país.

Em dezembro de 2020, a Enel anunciou o início da construção do novo projeto eólico Lagoa dos Ventos III, com 396 MW. Com o novo parque eólico, que exigirá um investimento de cerca de 360 milhões de euros, a capacidade total de Lagoa dos Ventos atingirá cerca de 1,1 GW. Todo o complexo eólico terá 302 aerogeradores e poderá gerar cerca de 5,0 TWh por ano, evitando a emissão de mais de 2,8 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.

Fonte: Enel Green Power

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS