Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Enfermeira posta selfie durante cirurgia e é suspensa de hospital no Piauí

Publicado

em

Uma enfermeira do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi suspensa neste sábado (2) após publicar selfie durante um procedimento cirúrgico em sua conta no Instagram. Reproduções das imagens foram compartilhadas pelo aplicativo WhatsApp e a direção da unidade de saúde resolveu abrir uma sindicância para apurar a conduta da servidora. O fato também foi levado ao conhecimento do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Cohen).

As imagens mostram a equipe médica fazendo cirurgia para captação de órgãos. Na postagem que fez em sua conta no Instagram, a enfermeira diz:  “Hj 3h da manhã…acompanhando a equipe da OPO na captação de múltiplos órgãos no HUT…Parabéns aos profissionais…equipe top…experiência indescritível …”.

O paciente submetido ao procedimento foi o produtor cultural Francisco das Chagas Araújo Júnior, 32 anos, que faleceu após uma grave colisão no trânsito. A família autorizou a doação de órgãos na quinta-feira (30) e o procedimento foi realizado por uma equipe da Organização da Procura de Órgãos (OPO) na madrugada de sexta-feira (1º). Os órgãos captados foram: fígado, rins e córneas.

“A conduta ética dessa profissional será avaliada pelo Conselho Regional de Enfermagem. Assim que soubemos da publicação das fotos tomamos a decisão de suspendê-la  e vamos abrir uma sindicância. É proibido a divulgação de imagens dentro da estrutura do hospital. É preciso saber se as demais pessoas da equipe concordaram ou não em aparecer nas fotos. Diante de tudo que for apurado é que vamos avaliar se um processo administrativo será aberto”, falou o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.

Segundo a direção do HUT, a enfermeira é uma prestadora de serviço que substituía uma profissional em licença maternidade.

Publicidade

Em contato com o Conselho Regional de Enfermagem (Cohen), o G1 foi informado que enfermeira responsável pela publicação das imagens deverá ser ouvida e, após uma reunião, é que será avaliado o procedimento a ser adotado. A jovem poderá ter a carteira profissional apreendida ou até mesmo perder o direito de exercer a profissão.

O HUT enviou nota dizendo ainda que é contra qualquer tipo de exposição dos seus pacientes por meio de imagens ou filmagens. “A atitude impensada da profissional não conta com nenhum tipo de salvaguarda por parte da direção”, diz a nota.

Fonte: G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS