Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Equatorial Energia anuncia novo presidente da Cepisa e fará “choque de gestão”

Publicado

em

O presidente da multinacional Equatorial Energia, Augusto Miranda, anunciou o novo presidente da Cepisa durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira(17). A direção confirmou ainda investimento inicial de R$ 720 milhões e revelou que a companhia passará por um processo de transição e “choque de gestão”. A Equatorial Energia assume hoje (17) a concessão para distribuir energia elétrica no estado, no lugar da Eletrobras Distribuição Piauí.

Participou da coletiva também o presidente do Conselho da empresa, Firmino Sampaio e o novo presidente da Cepisa, Nonato Castro, que é do Ceará.

Sobre a decisão do Senado, os empresários garantem que não alteram em nada o processo de concessão da Cepisa no Piauí e que a lei que autorizou o leilão da Eletrobras ainda está em vigor. Segundo assessoria jurídica da Equatorial Energia o projeto de lei – aprovado ontem – diz respeito às novas concessões, entre elas, a do Amazonas.

“Não mexe com a concessão. É um fato sacramentado, estamos inteiramente tranquilos”, diz Augusto Miranda que chama a assessoria jurídica para explicar melhor após questionamento da imprensa.

Segundo o advogado José Sobral, gerente jurídico da Equatorial, informou que o contrato de concessão da Cepisa está respaldada em uma lei vigente.

Publicidade

“O projeto de lei que foi aprovado ontem e foi rejeitado tratava exclusivamente de viabilizar a privatização da Amazonas Energia e outras empresas do Norte e não tratava da venda da Cepisa”, garantiu.

Em relação a redução da tarifa de energia, a diretoria não antecipou qualquer decisão e disse que depende da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A nova direção promete “muito trabalho” e colocar a Cepisa no ranking das melhores companhias energética do País. Segundo eles, o modelo de gestão implantado nas companhias energéticas do Maranhão e Pará  será usado no Piauí. A presidência informou que as duas empresas – Cemar e Celpa – quando foram leiloadas eram umas das piores do Brasil.

“Aqui não prometemos milagres, vamos suar a camisa e analisar as condições da empresa”, disse Firmino Sampaio que anunciou que a Equatorial faz investimento em um linhão de 500 kV saindo da Bahia até a cidade de Queimada Nova.

Nonato Castro

Publicidade

O novo presidente da Cepisa já foi diretor de distribuição da Cemar e presidente da Celpa.

“Estamos aqui para construir e não destruir e não fazemos promessas enganosas”, disse Nonato Castro.

Ele revelou que a Cepisa tem uma dívida de R$ 2,5 bilhões e que a prioridade é sanar as dívidas e melhorar os serviços prestados a 1 milhão e 300 consumidores no estado.

 

 

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS