Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Estado faz parceria com municípios para limpeza de reservatórios

Publicado

em

Para garantir o acúmulo do maior volume possível de água nos pequenos reservatórios do semiárido piauiense, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec), em parceria com os municípios da região, iniciou a recuperação e limpeza de açudes e pequenas barragens. A parceria ocorre com a cessão temporária do maquinário da Sedec para que as prefeituras executem a revitalização dos reservatórios.

Os trabalhos foram iniciados, nesta semana, com a limpeza do açude do bairro São Pedro, em Coronel José Dias. E deve se estender aos demais municípios, obedecendo a demanda apresentada pelas prefeituras e a quantidade de máquinas disponíveis.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Hélio Isaias, no semiárido existem vários reservatórios com a capacidade de captação de água prejudicada devido à falta de limpeza.

“No estado, principalmente no semiárido, temos vários reservatórios que foram construídos para abastecer os municípios e que nos primeiros anos após a construção atendiam a demanda esperada, mas com o passar do tempo observamos que a quantidade da água acumulada diminuía. Uma das causas dessa diminuição é a falta de limpeza dos mananciais, por isso, em parceria com os municípios, vamos fazer a revitalização deles, visando aumentar a capacidade de armazenamento dos mesmos”, destaca o secretário.

Fonte: Portal Az

Publicidade

Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS