Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Estudantes ocupam reitoria da Uespi durante protesto de professores em Teresina

Publicado

em

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ocuparam a reitoria do campus Torquato Neto, Zona Norte de Teresina, na manhã desta quinta-feira (21). Os professores e alunos da instituição de ensino protestaram na frente do prédio cobrando um posicionamento do reitor sobre a falta de estrutura na instituição, cortes de bolsas, além do déficit de 300 disciplinas sem docentes.

Os docentes iniciaram uma greve por tempo indeterminado na segunda-feira (18), em reivindicação ao cumprimento do plano de cargos, carreiras e salários (PCCS), que implica na implantação imediata de progressões, promoções, e mudanças de regime de trabalho. Eles também cobram a contratação de mais servidores e investimentos para a instituição.

Durante a assembleia, o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, disse que a administração superior reconhece como legitima a greve dos professores, mas que não pode garantir que o governo atenda as demandas.

“A administração superior é composta por professores e técnicos administrativos que sofrem tudo aquilo que todos os professores e estudante sofrem. A reitoria está apoiando a greve dos professores. Nós concordamos com a greve, nós concordamos com as reivindicações”, declarou Nouga Cardoso.

Alunos e professores participaram de assembleia com o reitor antes da ocupação — Foto: Lorena Linhares/G1 PI

Alunos e professores participaram de assembleia com o reitor antes da ocupação — Foto: Lorena Linhares/G1 PI

Sem retorno sobre as reivindicações dos professores, os estudantes decidiram ocupar todas as salas do prédio da reitoria. Eles cobram autonomia financeira e a presença do governador Wellington Dias (PT) no local. A reitoria da Uespi informou que está empenhada em contribuir com a mediação das demandas da comunidade acadêmica junto ao Governo do Estado.

Publicidade

“A gente não queria ter que ocupar a reitoria, mas infelizmente não temos normalidade na estrutura acadêmica e física. Isso se deve à má gestão tanto da administração superior da Uespi, quanto dos recursos do governo. A falta de autonomia financeira prejudica a aplicação efetiva desses recursos. Nosso reitor não faz nenhuma pressão ou sequer negociação com o governador para garantir nossos direitos. Ficaremos até quando o reitor e o governador vierem aqui e nos dar uma solução”, disse o estudante de direito Diego Sousa, do Diretório Central do Estudantes (DCE).

Os estudantes reivindicam a falta de um restaurante universitário e também o corte de bolsas para monitores de disciplinas. “Todo ano cai dinheiro na conta do governo para a Uespi, mas isso não é garantia que o estado irá repassar. Todas as bolsas foram cortadas. As bolsas que temos são bolsas trabalho. Para ganhar uma bolsa, temos que trabalhar para a instituição desempenhando a função que deveria ser dada para pessoas com formação técnica”, reclamou o estudante Diego Sousa.

Nota na íntegra

A Universidade Estadual do Piauí, em relação a ocupação dos estudantes na reitoria da instituição, informa que considera legítimas as reivindicações dos estudantes e da categoria docente. Ao tempo em que esclarece que os estudantes estão exercendo um direito deles e não vai interferir na manifestação. A Administração Superior reforça ainda que está empenhada em contribuir com a mediação das demandas da comunidade acadêmica junto ao Governo do Estado.

Fonte: G1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS