Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Estudantes reclamam de dificuldades no retorno às aulas virtuais da Universidade Estadual do Piauí

Publicado

em

Alunos da Universidade Federal do Piauí (Uespi) relataram ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) dificuldades enfrentadas após o início do novo período, 2020.01, na segunda-feira (11). Desde então, cerca de 11.400 estudantes matriculados na instituição estão assistindo a aulas de forma virtual.

Procurada pelo G1, a Uespi afirmou que as dificuldades dos alunos são pontuais e solicitou que eles repassem os problemas às coordenações dos próprios cursos ou diretamente aos departamentos de atendimento específicos. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.

Dentre as dificuldades relatadas pelos estudantes para acompanhar as aulas, está o auxílio de R$ 700,00 fornecido pela universidade para aqueles que não possuem condições de comprar equipamentos. Segundo o DCE, o pagamento só será feito dia 30 de janeiro, 20 dias após o início das aulas.

Além disso, também foram registrados problemas de comunicação com os professores, dificuldades para acessar as turmas virtuais, como o link das aulas e dificuldades com o e-mail institucional, às vésperas do início das aulas.

“Desse modo, os discentes da UESPI iniciam o período de 2020.1 com muitos desafios e incertezas em virtude do ensino remoto, sendo a falta de assistência estudantil um agravante nesse cenário”, informou o diretório em nota

Publicidade

O diretório informou que lamenta que os alunos estejam passando por essa situação e que já havia alertado a instituição sobre os desafios do ensino remoto, com as dificuldades muitos alunos vivem uma exclusão digital.

“Tudo isso exige uma busca ativa feita pela universidade para quantificar o número de alunos que necessitam de assistência, o que não aconteceu até o momento.”, disse o DCE.

Tablets não compatíveis

Alunos dizem que tablet cedido pela Uespi não é compatível com aplicativo para aulas remotas  — Foto: Divulgação/DCE Livre Uespi

Alunos dizem que tablet cedido pela Uespi não é compatível com aplicativo para aulas remotas — Foto: Divulgação/DCE Livre Uespi

O diretório comunicou que existem ainda reclamações referentes aos tablets fornecidos em outubro de 2020. Alguns estudantes que receberam os aparelhos na época alegaram que os dispositivos encontravam-se obsoletos, com um sistema operacional que não suportava os aplicativos adotados pela instituição. A Uespi chegou a elaborar um tutorial sobre como usar os aplicativos nos tablets.

Leia a nota da Uespi na íntegra:

A Universidade Estadual do Piauí esclarece que o semestre 2020.1 começou no último dia 11 de janeiro de forma satisfatória, com a participação intensa dos nossos discentes nas salas virtuais abertas pelos professores.

Publicidade

Dificuldades pontuais quanto ao e-mail institucional podem ser comunicadas pelo endereço eletrônico: [email protected] ou o aluno pode encontrar o passo a passo no site da universidade https://www.uespi.br/site/?p=138672.

Dúvidas quanto às disciplinas ou qualquer outra questão relacionada ao ensino, o contato é pelo e-mail da própria pró-reitoria de ensino (PREG) – [email protected].

Qualquer questão relacionada ao Auxílio Pecuniário pode ser direcionada à pró-reitoria de extensão, assuntos estudantis e comunitários (PREX): [email protected].

As dificuldades dos discentes são pontuais e pedimos que as informações sejam repassadas às coordenações dos próprios cursos e/ou diretamente nos departamentos de atendimento informados acima.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS