Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Florentino diz que eleições alavancam casos de covid-19 no Piauí

Publicado

em

Após uma sequência de aumentos no percentual de mortes no Piauí, Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde, revela que as eleições extrapolaram os limites, sobretudo no interior. “Não se pode restringir campanha eleitoral, inerente à democracia, mas vamos chamar a justiça eleitoral e os partidos para sensibilizá-los da necessidade de respeitar com maior rigor o protocolo de distanciamento”, avalia.

A ideia é conscientizar a população. “Vamos usar da publicidade e da imprensa para divulgar essa ideia. É preciso que os partidos, eleitores e candidatos façam sua parte”, acrescenta.

“A segunda onda vem sim”, aponta Amparo Salmito

A médica infectologista Amparo Salmito, está receosa com os números que alavancam o Piauí para o vermelho. “Teresina está estável, o problema maior é no interior do Piauí. Mas estamos olhando a situação com muita cautela porque as pessoas estão deixando de se cuidar. Muita aglomeração. A máscara está caindo em desuso. Por enquanto não acredito em medidas rígidas como já passamos, mas se o descuido continuar é totalmente possível”, considera.

Ela acredita que uma nova onda da doença deve se aproximar nos próximos dias. “A segunda onda vem, sim. Você vê pelo que está acontecendo na Europa e aqui as pessoas estão descuidadas, crentes que acabou a pandemia. Além disso, a campanha política está muito complicada. A OMS não está preocupada à toa, ainda mais com a questão da reinfecção. Vamos lançar na segunda-feira novas orientações. Nós, profissionais da saúde, estamos muito preocupados”, adianta Salmito

Publicidade

A médica ressalta que não existe tratamento padrão  para COVID-19 e que as pessoas permanecem em risco de contágio. Os cuidados de distanciamento, higiene e máscara devem permanecer. “É uma doença grave sem tratamento e vacina. É preciso lembrar disso. Além disso, estamos preocupados com o feriado do Dia de Finados. Muitas pessoas idosas e com comorbidades devem visitar os parentes”, finaliza.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS