Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Florentino Neto alerta que ocupação de leitos para covid volta a crescer no Piauí

Publicado

em

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, relata que o Piauí nos últimos três dias teve uma diminuição no número de mortes por Covid-19 (considerando as 24 horas), mas a ocupação do números de leitos de UTI em Teresina, que registra o maior número de casos no estado,  voltou a crescer, o que preocupa a Secretaria Estadual de Saúde.

“Ontem nós tivemos 12 óbitos, mas esses números já foram maiores. Nós reconhecemos  a diminuição, mas cada vida é preciosa. Nós também vínhamos em uma trajetória de redução na ocupação de leitos de UTI, mas ontem houve uma pequena elevação. Teresina voltou a ficar com nível de ocupação superior a 70% . Por isso tudo, nós temos que permanecer extremamente atentos e vigilantes. Nós estamos em uma guerra contra um inimigo desconhecido. Nós precisamos entender que ela só será vencida efetivamente quando nós debelarmos essa situação”.

Florentino Neto acrescenta que atualmente o Piauí está “em uma situação de controle”. O gestor cita o programa Busca Ativa, que consegue identificar precocemente os casos positivos do novo coronavírus para iniciar o quanto antes o tratamento, interrompendo o ciclo de propagação do vírus.

“As barreiras sanitárias também tem ajudado. Nós agrademos aos municípios quanto a essa movimentação, mas não podemos deixar de considerar que 62,9% dos leitos do Piauí, que foram implementados exclusivamente para a Covid, estão ocupados. Em Teresina essa ocupação é de 71%”.

No momento, 38% dos leitos no Piauí estão desocupados. “Não estamos com nenhuma situação de colapso, mas nós persistimos na estratégia de criar mais leitos”.

Publicidade

O secretário ressalta que a SESAPI está nos preparativos finais para a liberação da UTI com 10 leitos no hospital de Bom Jesus, na região Sul. A Sesapi planeja aumentar os leitos no município de Piripiri.

Arte: Sesapi

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS